Cidades

MPRR recomenda que secretarias avaliem volta às aulas presenciais

O Ministério Público (MPRR) informou hoje (2) que recomendou às Secretarias de Educação do Governo de Roraima e da Prefeitura de Boa Vista que avaliem o retorno das aulas presenciais.

A recomendação ocorreu em reunião com representantes das secretarias de Educação e Saúde, e da Coordenação Estadual da Vigilância e Saúde.

Para o ministério, é preciso discutir a volta e as escolas têm que observar as condições de segurança sanitária dos estudantes e de toda a comunidade escolar.

O órgão reforça, portanto, a necessidade de manter o distanciamento entre as carteiras escolares, assegurando ainda outras medidas sanitárias preventivas.

Os promotores Igor Naves e Lincoln Zaniolo também recomendam que as Secretarias de Educação adotem medidas sanitárias compatíveis com o estágio da pandemia. Além disso, elaborem um plano de retorno gradual das atividades.

Documento

A recomendação considera, assim, a informação de que Roraima era, até semana passada, o único estado sem previsão de retorno das aulas presenciais.

“Não é de hoje que o Ministério Público externa preocupação com o retorno das atividades presenciais, que deve ser realizado de forma planejada e gradual”, disse Lincoln Zaniolo.

O ensino presencial está suspenso desde março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19.

O governo já planeja voltar em setembro, já que a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos inicia neste mês. A prefeitura ainda não tem data.

Até o momento, 9.531 servidores da Educação receberam a vacina contra o coronavírus. Desse total, apenas 142 já tomaram a segunda dose, enquanto outros 23 a dose única.

Para o MPRR, são incalculáveis e irreversíveis as consequências da paralisação das atividades escolares às crianças e adolescentes que já perderam um ano letivo.

“Percebemos que ambas as secretarias e o Ministério Público têm o mesmo objetivo: promover o retorno às aulas presenciais o mais rápido possível. Logicamente com toda a cautela e segurança que o assunto requer”, ressaltou Igor Naves.

As Secretárias de Educação têm dez dias para fornecer as informações solicitadas.

Por Redação

Josué Ferreira

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

13 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

17 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

17 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

19 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

19 horas ago