Vacinação para 18 anos: prefeitura pretende vacinar 5 mil pessoas por dia

Com o avanço da campanha, a tendência é que se reduza a circulação do vírus

Vacinação para 18 anos: prefeitura pretende vacinar 5 mil pessoas por dia
Imunização para pessoas acima de 18 anos sem comorbidades iniciou nesta segunda-feira – Foto: Bryan Araújo

A vacinação para jovens a partir de 18 anos sem comorbidades iniciou nesta segunda-feira (26). De acordo com o coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, a expectativa é vacinar cinco mil pessoas por dia após a ampliação da faixa etária. A imunização do grupo segue até sábado (31).

 “Como esse novo público é bem maior que os anteriores, mais pessoas vão passar a procurar os pontos de imunização. Se na semana passada, com a faixa etária acima dos 20 tínhamos mais de quatro mil pessoas por dia, nessa semana esperamos mais de cinco mil”, informou.

Em entrevista ao Roraima em Tempo, o coordenador relatou também que os mais jovens estão mais preocupados com a imunização contra a Covid-19 do que as pessoas de faixas etárias mais avançadas.

“Felizmente, percebemos que pessoas mais novas querem é se proteger. No entanto, diferente das outras faixas etárias que as pessoas queriam escolher as vacinas que iriam tomar. Na verdade, não existe isso de você escolher a vacina. Tem que tomar a vacina que está sendo ofertada naquele momento”, explicou Romildo.

Alívio

A estudante de Direito, Vitória Moura, 18 anos, foi vacinada com a primeira dose do imunizante contra Covid-19 nesta segunda-feira, no Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves, no Centro.

Vitória disse se sentir aliviada com a ampliação da faixa etária para 18 anos – Foto: Bryan Araújo

Ela foi acompanhada pelo tio e um amigo e conta que estava nervosa, mas por outro lado aliviada. Vitória completou 18 anos em maio deste ano.

“Eu não esperava que esse momento fosse chegar tão cedo. Foi uma sensação muito boa e triste ao mesmo tempo também por saber que muitas vidas foram perdidas. Essas pessoas poderiam ter tomado”, relatou.

Boa Vista

As últimas semanas têm sido de uma batalha na capital. A princípio, a cidade com mais de 60% dos roraimenses viu a procura pelas vacinas frustar as expectativas.

Para reverter o cenário, a prefeitura antecipou a vacinação para outros grupos. Por isso, o prefeito Arthur Henrique (MDB) comenta que os liberação da vacinação para os jovens acima de 18 anos tem o objetivo aumentar a cobertura vacinal na capital roraimense.

“Na faixa etária [de 20 anos] a procura aumentou muito e percebemos uma conscientização dos mais jovens. Além disso, esta semana iniciamos a vacinação para quem tem 18 anos. Depois disso, vamos focar naqueles que ainda não se vacinaram, pois estamos com o percentual muito baixo”, disse.

Por que vacinar?

O infectologista Domingos Sávio disse que, com o avanço da campanha, a tendência é que se reduza a circulação do vírus em Roraima. Dessa forma, a internação hospitalar deve diminuir.

 “No Brasil, todas as vacinas disponíveis para prevenção contra o coronavírus são eficazes para proteger o paciente. O imunizante não te protege 100% contra o vírus, mas evita a forma grave. Portanto, não há riscos para a população, mesmo com os efeitos colaterais leves. Todos devem se vacinar, para o próprio bem e para a segurança das outras pessoas”, finalizou.

Por Bryan Araújo

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x