A Secretaria Municipal Urbana e Trânsito (SMST) constataram a necessidade de fazer mudanças em um dos trechos mais movimentados da avenida Major Williams. A razão é a ocorrência de acidentes de trânsito no local.
Para melhorar o tráfego e garantir a segurança de pedestres e motoristas, três retornos foram fechados na via, entre as av. Ene Garcez e Capitão Júlio Bezerra. Eles estavam prejudicando a mobilidade urbana.
As mudanças
Como resultado, os retornos que foram fechados estão no cruzamento da rua Valério Magalhães, na rua Prof. Agnelo Bitencourt e na rua Padre Caleri. De acordo com secretário municipal Jullyerre Pablo, essa intervenção não inviabiliza o acesso aos bairros no entorno. Pois a cerca de 100 metros é possível fazer o retorno na rua Alferes Paulo Saldanha, que continua aberto. Outra opção é acesso pelas ruas Major Manoel Corrêa e General Penha Brasil.
“Essas mudanças foram baseadas em estudos, visto que a cidade está se desenvolvendo e o tráfego de veículos aumentou. Sabemos que neste primeiro momento essa ação pode surpreender alguns motoristas. Contudo, entendemos que o benefício é permanente e, aos poucos, a população vai se adaptando. Pois, o maior objetivo é preservar vidas”, disse o secretário.
Intervenções necessárias
De acordo com a SMST, são mais de 235 mil veículos que circulam atualmente em Boa Vista. Para o secretário-executivo do Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista, Ricardo Matos, as intervenções feitas pela prefeitura no trânsito são necessárias. Elas contribuem para a segurança da população.
“Cada interseção dessas gerava um cruzamento, onde ocorriam acidentes de trânsito e até alguns casos fatais. A prefeitura está de parabéns por fazer essas mudanças, que vão melhorar o trânsito na capital e aumentar a segurança tanto para condutores quanto para pedestres”, destacou Ricardo.
Balanço
Dados da SMST também apontam que, só em 2022, foram registrados 2.151 acidentes de trânsito na capital. Assim, outros estudos ocorrem em vários pontos da cidade. O objetivo é melhorar mais a mobilidade urbana e reduzir o tempo que os condutores levam durante um trajeto.
Por fim, como forma também de ordenar o tráfego e garantir a segurança nas vias, atualmente, Boa Vista conta com 91 semáforos espalhados em pontos estratégicos da cidade. Do mesmo modo, em breve, a Prefeitura deve implantar novos semáforos, bem como sinalização horizontal, vertical e equipamentos de fiscalização eletrônica.
Fonte: Da Redação