Cidades

Mulheres são mais de 70% dos servidores da Prefeitura de Boa Vista

As mulheres ocupam hoje menos de 40% de cargos de liderança no Brasil, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Neste cenário de desvalorização do trabalho feminino, a Prefeitura de Boa Vista, por outro lado, tem um quadro funcional composto por 75% de servidoras.

A representação feminina na administração pública está em crescimento e as mulheres lideram pastas como a Procuradoria-Geral do Município e as secretarias municipais de Educação e Cultura (SMEC), Saúde (SMSA), Obras (SMO), Gestão Social (SEMGES), Projetos Especiais (SMPE), entre outras.

Uma das mulheres a exercer um importante papel no município é Deusiana Gouveia, secretária municipal de Obras (SMO). “Acredito que a atual gestão está fazendo um excelente trabalho para promover a igualdade de gênero dentro das secretarias. É necessário que haja a representatividade feminina, para ocuparmos todos os espaços sociais e por isso, busco incentivar outras mulheres a buscarem posições de liderança e quebrar estereótipos”, disse.

Além de estar à frente de uma secretaria predominantemente masculina, Deusiana equilibra a profissão com a responsabilidade de ser mãe. “Cumprir com esses dois papéis é uma jornada intensa. Esse equilíbrio requer uma dose extra de organização, mas proporciona uma sensação única de conexão com meus filhos e realização com o mundo profissional”, completou.

Já a superintendente da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Katiane Nogueira, acumula 11 anos de carreira na prefeitura e destaca seu compromisso com o trabalho. “Acredito que a maior característica da liderança feminina é o cuidado. Somos mulheres e mães. Então, sempre busco qualidade de trabalho, com zelo, amor e dedicação”, disse.

Reconhecimento

Para Katiane, as mulheres têm lutado cada vez para conquistar espaços e reconhecimento. “Superamos desafios diariamente para alcançar esses cargos e manter essas posições, ocupando o que nos pertence. É um desafio, uma busca constante por conhecimento que vale a pena, aproveito as oportunidades de desenvolvimento profissional e assumo novos desafios. E também precisamos apoiar umas às outras, para que todas se sintam capacitadas”, completou.

Proteção de vítimas de violência doméstica

O grupamento da Guarda Civil Municipal está na linha de frente contra a violência doméstica na cidade, garantindo a saúde física e mental às vítimas assistidas pelas equipes. Além disso, oferece acolhimento e proteção.

Até janeiro deste ano, a equipe já recebeu 242 medidas protetivas para acompanhamento. E encerrou o ano de 2023 com 2.258 mulheres recebendo atendimento humanizado. O objetivo é reduzir o índice de violência contra a mulher em Boa Vista.

Políticas públicas para a maternidade

As mulheres que se tornam mães contam com políticas públicas que auxiliam na tarefa de cuidar dos filhos na fase mais complexa e importante para o desenvolvimento da criança, a primeira infância (da gestação aos seis anos).

O programa Família Que Acolhe (FQA), atende cerca de 8 mil mulheres em toda a capital. No projeto, profissionais capacitados das áreas de saúde, educação, gestão social e outros setores formam uma rede de apoio, oferta de serviços e proteção à mulher e à criança, para que ambas possam viver esse momento com mais qualidade.

Em outra medida, as servidoras do município ganharam o direito a sete meses de licença-maternidade. Cerca de 833 servidoras já foram beneficiadas por essa política, que aumenta a permanência da mãe com o filho, além do fortalecimento de vínculos nos primeiros meses de vida da criança.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

44 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago