Cidades

Mutirão de atendimento jurídico a famílias atípicas e pessoas com deficiência segue até as 15h deste sábado

Famílias de pessoas autistas, com deficiência, doenças raras e outras síndromes podem receber atendimento jurídico, através do Mutirão da Inclusão. A ação ocorre neste sábado (4) até às 15h, na sede Cível da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), localizada na avenida Sebastião Diniz, 1165, no Centro.

O Mutirão da Inclusão é uma iniciativa conjunta da DPE, Defensoria Pública da União (DPU) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida visa atender as famílias atípicas e neurodiversas, representadas, por exemplo, pelo Instituto Raridades e a União de Pais e Pessoas Autistas (Uppa).

O objetivo é atender as demandas individuais das famílias já cadastradas, oferecendo orientação jurídica, esclarecimentos sobre direitos e encaminhamentos para os serviços públicos necessários.

A equipe do DPE-RR atende questões como pensão alimentícia, falta de terapia, ausência de cuidador ou de vagas nas escolas, assim como necessidade de medicamentos e equipamentos, alimentação especial, guarda, curatela, reconhecimento de paternidade, entre outras. Além disso, o INSS recepcionará pedidos de aposentadoria ou do Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

Para garantir o atendimento adequado, os participantes devem levar consigo documentos pessoais do representante legal e da criança ou adolescente. Outro documento necessário é o comprovante de residência e de renda, se houver, além do laudo médico.

Emissão de documentos para pessoa com deficiência

Entre os serviços ofertados durante o evento está a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista oferecida pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD).

Os interessados devem apresentar RG e CPF originais e cópias, bem como o documento com o tipo sanguíneo, comprovante de residência e laudo médico. O próprio autista deve comparecer para tirar a foto e coletar a impressão digital. O responsável legal precisa apresentar seu RG e CPF originais e cópias.

Durante a ação também estão sendo emitidas primeira e segunda via do RG pelo Instituto de Identificação.

Instituições parceiras como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estão dando orientações para adesão a programas sociais como o Família que Acolhe. A Caixa Econômica Federal oferece informações sobre aquisição de equipamentos para pessoas com deficiência, além de ações oferecidas pelo Instituto Pirilampos. O Supermercado Norberto também participa da ação, dando suporte alimentar aos assistidos.

Por fim, com o objetivo de auxiliar as famílias durante o mutirão, uma brinquedoteca e monitores estão disponíveis para auxiliar no cuidado com as crianças, garantindo um ambiente acolhedor e acessível para todos os presentes.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Prêmio Sebrae de Jornalismo: ganhadores receberão R$ 39,5 mil em Roraima

Inscrições já estão abertas e seguem até o dia 3 de junho; entre os temas…

8 horas ago

Sindicato dos policiais civis afirma que câmara fria do IML quebrou com corpos dentro

Conforme o presidente do Sindpol-RR, Leandro Almeida, situação é grave. Diversos pedidos foram feitos ao…

11 horas ago

Bolsa Família chega a 74,2 mil atendimentos no mês de maio em Roraima

Famílias começaram a receber benefício nesta sexta-feira, 17; valor médio no estado é de R$…

12 horas ago

IFRR vai ofertar aulas de língua portuguesa a imigrantes; iniciativa acolhe e aumenta chance de adaptação no Brasil

Curso ocorre em Boa Vista e Pacaraima para mais de 300 jovens e adultos que…

12 horas ago

AME-BV: mulheres empreendedoras têm acesso a linha de crédito para expandir negócios

Agência apoia mais de 1,2 mil empreendedores, desses, 70% são do publico feminino. Principais segmentos…

12 horas ago