Cidades

Mutirão vai ofertar atendimento jurídico gratuito para pessoas autistas, deficientes e com doenças raras em Boa Vista

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) e órgãos parceiros vão realizar a 2ª edição do Mutirão da Inclusão, voltado ao atendimento gratuito de pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes e doenças raras.

A ação vai acontecer no dia 26 de abril, das 9h às 17h, no prédio Cível da Defensoria, localizado na Avenida Sebastião Diniz, 1165, no Centro da capital.

Dessa forma, a proposta é garantir direitos e facilitar o acesso à justiça para famílias que enfrentam dificuldades em obter serviços essenciais.

Para isso, o mutirão reúne uma rede de apoio. Ela tem instituições como a Defensoria Pública da União (DPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Instituto de Identificação, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Além de associações ligadas às causas da inclusão e dos cuidados com pessoas com transtornos e deficiências.

Entre as organizações confirmadas estão a Associação União e Amor (AUMOR), a Associação de Pais, Amigos e Familiares da Pessoa com Síndrome de Down de Roraima (AMARDOWNRR), a Associação Roraimense de Pessoas com Deficiência e Espectro do Autismo (ARPDEA), o Instituto Raridades e a União de Pais e Pessoas Autistas de Roraima (UPPA). Todas estarão envolvidas no apoio direto às famílias que buscarem atendimento durante a ação.

Os serviços do mutirão

Como resultado, vai ocorrer a oferta de diversos serviços. Incluindo atendimento jurídico especializado, emissão de documentos como carteira de identidade e o Cartão do Autista, orientações sobre benefícios previdenciários e assistenciais, como o BPC/LOAS, além do cadastro no CadÚnico. A expectativa é que o atendimento aconteça de forma organizada e adaptada, respeitando as necessidades específicas de cada pessoa.

O defensor público Rogenilton Ferreira, coordenador da área cível da DPE-RR, afirma que o mutirão foi planejado para garantir um ambiente acessível e acolhedor. Segundo ele, muitas das pessoas atendidas enfrentam dificuldades para sair de casa. Seja por questões de mobilidade ou sensibilidade a estímulos externos, como barulho ou grandes aglomerações. Por isso, a proposta é oferecer um atendimento eficiente, com respeito às limitações e particularidades de cada participante.

A iniciativa também conta com o apoio de familiares e representantes das associações envolvidas. Para Yonara Varela, advogada, mãe atípica e uma das articuladoras do evento, o mutirão é uma ponte essencial para que as famílias conheçam e consigam efetivar direitos. Ela lembra que, na prática, muitas pessoas sequer sabem por onde começar ou a quem recorrer para buscar atendimento. “Percebi que as famílias tinham muita dificuldade em saber seus direitos, em conhecê-los e, principalmente, em efetivá-los. O mutirão da Defensoria é um suporte importante nesse caminho”, afirma.

Por fim, os atendimentos ocorrem por ordem de chegada, mas é possível realizar um cadastro prévio por meio das associações parceiras ou pelo WhatsApp (95) 99116-5779. A orientação é que os interessados façam esse cadastro antecipadamente para que o atendimento ocorra de forma mais rápida e acessível no dia da ação.

Fonte: da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

16 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

33 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

1 hora ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

14 horas ago