Cidades

Nasa inicia missão nesta quarta-feira que pretende levar humanidade novamente até a lua

Após a Nasa obter autorização da equipe de engenheiros, a missão Artemis I se encontra em contagem regressiva. O objetivo é possibilita “mais um importante passo da humanidade” no desafio de retornar com um voo tripulado à Lua.

Assim, a expectativa é de que o foguete Space Launch System (SLS) comece o seu acionamento às 3h04 desta quarta-feira (16), no horário de Brasília. Integrado à espaçonave não tripulada Orion – e aos sistemas terrestres no Centro Espacial Kennedy da Nasa – inicie o voo a partir da Flórida. Dessa forma o lançamento terá uma janela de 2h para ter início.

Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a primeira missão da Artemis “abrirá o caminho para um voo de teste tripulado e futura exploração lunar humana” e, posteriormente, para um desafio ainda maior: o primeiro voo tripulado a Marte. A cobertura ao vivo de briefings e eventos relativos à missão vai ter ser transmissão na Nasa Television, no aplicativo da Nasa e no site da agência.

Terceira tentativa

Esta será a terceira tentativa de lançamento da missão. A primeira, ocorreu 29 de agosto, ela foi adiada após a constatação de defeito em um sensor de temperatura. O outro adiamento foi em 4 de setembro

Do mesmo modo, a Nasa chegou a cogitar um lançamento no dia 12. No entanto, problemas causados com o Furacão Nicole em uma vedação, fizeram com que a partida fosse assim novamente adiada antes mesmo da contagem regressiva ser iniciada.

O programa prevê missões não tripuladas e tripuladas nos próximos anos. A iniciativa está sendo implementada em um período de grandes avanços na exploração do espaço, marcado pela descoberta de moléculas de água em solo lunar e por missões tecnológicas para o planeta Marte.

A primeira viagem não tripulada da Artemis I marca uma série de testes na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos quanto à cápsula Orion. Que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer assim, até 2026.

A missão pretende ampliar a atuação no sistema solar, de forma a construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a Lua seja um ponto de apoio para projetos em Marte.

Por fim, o voo de volta à Lua, organizado pela Nasa em parceria com 21 países, entre os quais, o Brasil, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a Missão Apollo.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Suspeito de ameaçar com faca e estuprar mulher em terreno baldio no bairro dos Estados é preso

A investigação apontou que o homem, 22 anos, é morador de rua

7 horas ago

Clínica Renal de Roraima reduzirá atendimentos por atraso de pagamentos da Sesau

Com dívida de aproximadamente R$ 10 milhões, empresa reduzirá atendimentos a partir desta semana

9 horas ago

Nova Carteira de Identidade alcança 45 milhões de pessoas

Documento substitui o antigo RG e conta com QRCode de segurança que aumenta a precisão…

11 horas ago

Ministério Público prorroga fiscalização em escola estadual de São Luiz do Anauá

Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, passou mais de 10 anos sem receber nenhum tipo de…

11 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Primeiro lote de pagamento sairá dia 16 de fevereiro: R$ 2,5 bilhões

13 horas ago

Abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos em Boa Vista

A modalidade, oferecida em 12 escolas da rede, é destinada a pessoas que não concluíram…

13 horas ago