A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB) falou sobre a emoção de fazer parte da construção da história da capital que nesta quarta-feira (9), completa 134 anos. A fala ocorreu durante entrevista ao programa Rádio Verdade, da 93 FM, com a apresentação do Jornalista Romano dos Anjos.
Teresa falou sobre o legado deixado para Boa Vista por meio do seu trabalho, desde mudanças das ruas, projetos sociais até a transformação em capital da primeira infância.
“Costumo dizer que eu me confundo com Boa Vista e Boa Vista se confunde comigo. O filme sobre ela me passa o tempo inteiro, pois quando saio na rua, sempre a olho com aquela visão ainda de prefeita de que posso fazer algo. Boa Vista era a cidade das valas. Então, foi um trabalho de muitos anos para que a gente pudesse ter a cidade com a infraestrutura que temos hoje. Ou seja, muito trabalho e muita dedicação desde os projetos sociais criados, trabalho com a primeira infância, escolas e hospital”, disse.
Capital da primeira infância
A capital também é uma das melhores cidades para se criar filhos. Teresa foi mentora do plano de cuidado com a fase considerada tão importante na vida do ser humano; a infância.
O trabalho realizado por Teresa em Boa Vista ficou conhecido no Brasil e no mundo e se tornou referência. Além disso, Boa Vista já ganhou a medalha da primeira infância do congresso nacional.
Assim, a capital conta com espaços que atendem as necessidades específicas do público infantil. A infraestrutura da capital da primeira infância tem projeção para proporcionar segurança, bem-estar e incentivo ao desenvolvimento das crianças. Dessa forma há inúmeros equipamentos lúdicos disponíveis, como Selvinha Amazônica, Complexo Poliesportivo Ayrton Senna e o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, por exemplo.
“Tive a felicidade de ter deixado esse legado e ter construído Boa Vista. Saí com muita alegria [ da Prefeitura] sabendo que o Arthur deu continuidade a este trabalho e tenho a sensação de dever cumprido […] Boa Vista conseguiu avançar e conseguimos ser referência. É muito bom, pois a gente ver que deixamos exemplos e que as pessoas aprovam aquilo que foi feito. É uma satisfação enorme que eu sinto. Hoje é um dia especial, pois Boa Vista completa mais um ano. Sei que muita coisa ainda precisa ser feita, no entanto, a gente sabe que está no caminho certo”, ressaltou.
Oportunidades para empreender
Do mesmo modo, Teresa lembrou que a capital é excelente lugar para o empreendedorismo. É que a cidade alcançou o posto de primeira capital com maior liberdade para empreender no país, conforme relatório do Governo Federal.
“Cada praça que a gente faz, cada espaço que a gente monta ou cada projeto que a gente cria seja pagando uma bolsa ou criando uma profissão, sempre é voltado para o empreendedorismo o que faz com que a pessoa possa então, crescer. Ouço muitas histórias de pessoas que me encontram e dizem ‘eu recebi isso e aquilo, e hoje me transformei no que sou hoje’, explicou.
Amor por Boa Vista
Por fim Teresa Surita falou o que deseja para os próximos anos da capital. “Quero desejar que Boa Vista seja sempre essa cidade com qualidade de vida, que cada vez mais a gente possa ter uma educação e saúde melhor e que a gente continue fazendo com que ela cresça assim como as pessoas esperam”, finalizou.
Fonte: Da Redação