No aniversário de 134 anos de Boa Vista, Teresa Surita fala sobre a construção de um legado

Teresa lembrou do trabalho realizado e que transformou Boa Vista em referência para outras capitais durante entrevista ao programa Rádio Verdade da 93 FM

No aniversário de 134 anos de Boa Vista, Teresa Surita fala sobre a construção de um legado
Foto: Reprodução/Teresa Surita

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB) falou sobre a emoção de fazer parte da construção da história da capital que nesta quarta-feira (9), completa 134 anos. A fala ocorreu durante entrevista ao programa Rádio Verdade, da 93 FM, com a apresentação do Jornalista Romano dos Anjos.

Teresa falou sobre o legado deixado para Boa Vista por meio do seu trabalho, desde mudanças das ruas, projetos sociais até a transformação em capital da primeira infância.

“Costumo dizer que eu me confundo com Boa Vista e Boa Vista se confunde comigo. O filme sobre ela me passa o tempo inteiro, pois quando saio na rua, sempre a olho com aquela visão ainda de prefeita de que posso fazer algo. Boa Vista era a cidade das valas. Então, foi um trabalho de muitos anos para que a gente pudesse ter a cidade com a infraestrutura que temos hoje. Ou seja, muito trabalho e muita dedicação desde os projetos sociais criados, trabalho com a primeira infância, escolas e hospital”, disse.

Capital da primeira infância

A capital também é uma das melhores cidades para se criar filhos. Teresa foi mentora do plano de cuidado com a fase considerada tão importante na vida do ser humano; a infância.

O trabalho realizado por Teresa em Boa Vista ficou conhecido no Brasil e no mundo e se tornou referência. Além disso, Boa Vista já ganhou a medalha da primeira infância do congresso nacional.

Assim, a capital conta com espaços que atendem as necessidades específicas do público infantil. A infraestrutura da capital da primeira infância tem projeção para proporcionar segurança, bem-estar e incentivo ao desenvolvimento das crianças. Dessa forma há inúmeros equipamentos lúdicos disponíveis, como Selvinha Amazônica, Complexo Poliesportivo Ayrton Senna e o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, por exemplo.

“Tive a felicidade de ter deixado esse legado e ter construído Boa Vista. Saí com muita alegria [ da Prefeitura] sabendo que o Arthur deu continuidade a este trabalho e tenho a sensação de dever cumprido […] Boa Vista conseguiu avançar e conseguimos ser referência. É muito bom, pois a gente ver que deixamos exemplos e que as pessoas aprovam aquilo que foi feito. É uma satisfação enorme que eu sinto. Hoje é um dia especial, pois Boa Vista completa mais um ano. Sei que muita coisa ainda precisa ser feita, no entanto, a gente sabe que está no caminho certo”, ressaltou.

Oportunidades para empreender

Do mesmo modo, Teresa lembrou que a capital é excelente lugar para o empreendedorismo. É que a cidade alcançou o posto de primeira capital com maior liberdade para empreender no país, conforme relatório do Governo Federal.

“Cada praça que a gente faz, cada espaço que a gente monta ou cada projeto que a gente cria seja pagando uma bolsa ou criando uma profissão, sempre é voltado para o empreendedorismo o que faz com que a pessoa possa então, crescer. Ouço muitas histórias de pessoas que me encontram e dizem ‘eu recebi isso e aquilo, e hoje me transformei no que sou hoje’, explicou.

Amor por Boa Vista

Por fim Teresa Surita falou o que deseja para os próximos anos da capital. “Quero desejar que Boa Vista seja sempre essa cidade com qualidade de vida, que cada vez mais a gente possa ter uma educação e saúde melhor e que a gente continue fazendo com que ela cresça assim como as pessoas esperam”, finalizou.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Ribeiro

Gerir uma cidade é um exercício de cidadania – não apenas apenas do(a) gestor(a) – mas sobretudo, de seus moradores. Tubulações/esgotos, são obras que não ‘aparecem’, mas são absolutamente essenciais. E o recolhimento dos resíduos? Não posso reclamar, pois aqui na minha rua, são recolhidos três vezes, semanalmente. Contudo, observo (ainda nesse quesito – limpeza urbana) que poderíamos – como moradores, cuidar melhor da frente de nossas casas, de nossas lixeiras. Quem sabe aqui caberiam ações de Educação Ambiental (e em caso de reincidência, até multa) Também há muitos animais de rua… Moro em BV desde 1985 e tenho presenciado seu crescimento, desafios e melhorias. Parabéns a tod@s que fizeram/fazem/farão de Boa Vista um bom lugar para viver. PS: E quanto aos arredores de nossa Rodoviária? A quem cabe retirar as barracas, roupas estendidas sobre as árvores, pessoas/crianças que ali ‘residem’?

1
0
Would love your thoughts, please comment.x