Cidades

Oficina do Projeto Crescer em Boa Vista é referência em evento nacional de sustentabilidade

Como um case de sucesso em gestão sustentável, a oficina de “Educação Ambiental e Compostagem”, do Projeto Crescer da Prefeitura de Boa Vista, teve destaque nesta terça-feira, 25, no evento “Planejamento Sustentável Municipal”, da “Brasil Sustentável”. O encontro ocorreu de forma remota.

Com o compromisso de debater e apresentar práticas inovadoras e estratégias para a construção de municípios mais sustentáveis e inclusivos, o evento alinha ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU). Ela estipulou 17 metas globais para enfrentar a desigualdade social e degradação ambiental.

Além disso, os ODS tem como meta transformar a administração municipal. O que garante um futuro consciente, além de ser uma vitrine nacional e internacional para as ações das prefeituras.

Do mesmo modo, o protagonismo da oficina de “Educação ambiental e Compostagem” fortalece Boa Vista como uma referência nacional em gestão ambiental. Ela mostra os impactos positivos dos projetos sociais e colocando a capital como modelo de administração para outras 120 prefeituras espalhadas pelo Brasil, que participaram do evento.

“O Crescer se destaca pelo trabalho social que Boa Vista promove. E os integrantes se tornam protagonistas. A oficina tem uma grande relevância nas questões sustentáveis. Por isso a participação de Boa Vista nesse evento, porque é uma oficina que faz a diferença para o meio ambiente”, disse a superintendente de Proteção Social da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), Cirlene Guerra.

Reduzir, reciclar e reaproveitar são os lemas da oficina. Ela visa formar jovens multiplicadores em educação ambiental e garantir uma renda extra, através das vendas dos produtos. Os jovens contam com aulas práticas e teóricas sobre ecologia, onde conhecem e produzem fertilizantes naturais, adubos e plantação de mudas.

Mudança de vida pelo Projeto Crescer

 Sendo assim, o projeto Crescer iniciou as atividades em 2001. Atualmente conta com cerca de 340 integrantes de 15 a 21 anos. Eles participam de oficinas e recebem uma bolsa de R$ 230 reais, vale-alimentação, vale-transporte e outros benefícios.

Além da oficina de Educação ambiental e compostagem, o projeto conta com mais nove sendo elas: Convivência; Esporte, cultura e lazer; Sinalização e Educação para o Trânsito; Inclusão Digital; Artefatos em Madeira e MDF; Design de Corte e Costura e Criações; Artesanatos; Culinária e Panificação e Personalizados e Produtos Serigráficos.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Servidores de Boa Vista participam de ações alusivas à saúde e segurança no trabalho

Iniciativa tem o objetivo de conscientizar os servidores municipais sobre os acidentes de trabalho e…

38 minutos ago

Governador veta PL que obriga Governo a colocar placas em obras paralisadas

Denarium justificou que o projeto impõe gastos ao erário estadual, ao obrigar a confecção, instalação…

2 horas ago

Defensoria abre cadastro para intérpretes e tradutores de Libras; veja como participar

Profissionais vão atuar em atendimentos jurídicos, audiências, conferências, palestras e traduções para vídeos institucionais

2 horas ago

Três brasileiros são presos por promover a entrada ilegal de 18 cubanos pela BR-401 em Roraima

Policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar de Roraima (PMRR) realizavam bloqueio na…

2 horas ago

Prédio da Escola Estadual Professor Diomedes Souto Maior virou depósito de lixo a céu aberto, diz denúncia

Imagens mostram a antiga instituição de ensino tomada pelo matagal e até com restos de…

4 horas ago

Militar da reserva condenado por estuprar cinco crianças é preso em Roraima

Idoso, de 60 anos, foi condenado duas vezes. Juntas, as penas somam 50 anos de…

4 horas ago