Operação Ágata já apreendeu 48 toneladas de cassiterita na Terra Yanomami

Conforme o Ministério da Defesa, Forças Armadas também já apreendeu 164 garimpeiros ilegais na região em nove meses de operação

Operação Ágata já apreendeu 48 toneladas de cassiterita na Terra Yanomami
Combate ao garimpo ilegal/Foto: Divulgação Ministério da Defesa

A Operação Ágata Fronteira Norte, já apreendeu 48 toneladas de cassiterita, 1,859 gramas de ouro, 1.120 mil equipamentos utilizados em práticas ilegais, bem como a destruição de 22 garimpos na Terra Indígena Yanomami (TY), em Roraima. As informações são do Ministério da Defesa e se referem aos 9 meses da atuação das Forças Armadas na região.

Além disso, o apoio aos órgãos de segurança pública e ambiental, como a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que também atuam no local, resultou, ainda, em R$ 55 milhões em apreensões e multas, bem como na detenção de 164 garimpeiros, encaminhados aos órgãos competentes.

Conforme o Ministério da Defesa, o trabalho conjunto resultou na redução de 80% da área atingida pelo garimpo na TY.

Apoio logístico da Operação Ágata

O chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, explicou como ocorre apoio logístico no território indígena.

“Ocorre o planejamento e a execução ações como transporte de cargas de Boa Vista até as comunidades indígenas. Também há a realização de ações de prevenção e repressão a garimpo ilegal, que acaba culminando em desintrusão de garimpeiros daquelas terras”, disse.

Cerca de 1200 militares da Marinha do Brasil, do Exército e da Aeronáutica já foram empregados desde o início das ações. Na vertente de ajuda humanitária, os militares distribuíram cerca de 36 mil cestas básicas, realizaram 3.029 atendimentos médicos aos indígenas e 205 evacuações aeromédicas. Até o momento, os militares já transportaram cerca de 766 toneladas de alimentos e suprimentos à região.

Dessa forma, para auxiliar nas ações, a equipe utilizou 17 aeronaves, 14 embarcações, 38 veículos, 5 lanchas blindadas e 2 navios.

Sobre a Operação Ágata Fronteira

Por fim, a Operação Ágata Fronteira Norte é o trabalho coordenado entre as Forças Armadas, as agências e os OSP, de acordo com o Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

Fonte: Da Redação

1
0
Would love your thoughts, please comment.x