Cidades

Operação Atlas: Exército realiza treinamento de tiro real com armas na Serra do Tucano, em Bonfim

Unidades da Força Terrestre Componente (FTC) Pedro Teixeira participaram, nesta quinta-feira, 9, de um intenso exercício de tiro real com armas coletivas na Serra do Tucano, em Boa Vista (RR). A atividade integrou a Operação Atlas e demonstrou, na prática, a prontidão operacional e o alto poder de dissuasão das tropas brasileiras em ambiente de selva.

O adestramento reuniu meios de apoio de fogo de sete organizações militares do Exército Brasileiro, além da Força Aérea Brasileira. Cujo objetivo de capacitar a FTC em ações defensivas e ofensivas na região amazônica. A simulação teve como cenário a contenção de uma ameaça simulada e serviu para integrar os diferentes vetores de combate, em um esforço coordenado de grande envergadura.

Integração de meios e precisão cirúrgica

A demonstração começou com o apoio aéreo aproximado, realizado por uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira. Ela forneceu cobertura necessária à tropa em solo. Em seguida, viaturas blindadas do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado — modelos Guarani, Guaicurus e Cascavel — abriram fogo com metralhadoras calibre 7,62 mm, .50 e canhão 90 mm. Dessa forma, neutralizando alvos em terreno hostil.

A Artilharia de Campanha teve protagonismo com o 29º GAC AP operando os obuseiros M109 A5+BR de 155 mm. Sendo portanto, capazes de alcançar até 30 km com munição assistida. Já o 10º e o 1º GAC de Selva empregaram obuseiros Oto Melara de 105 mm para anular posições inimigas simuladas.

O 3º Regimento de Carros de Combate, por sua vez, simbolizou o contra-ataque com os Leopard 1A5. Sendo dotados de sistemas avançados de estabilização e imagem termal, capazes de engajar alvos a até 4 km. Mesmo em movimento e com mais de 95% de precisão.

Encerrando a ação, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes lançou o Sistema Astros contra um alvo estratégico. Com alcance de até 90,2 km por foguetes e 300 km com o Míssil Tático de Cruzeiro, o Astros reafirma a capacidade estratégica do Brasil de responder com vigor a ameaças em profundidade.

Sinergia e poder de dissuasão

O exercício foi um marco na preparação da Força Terrestre, ao agregar simultaneamente os vetores de maior poder de fogo e choque do Exército Brasileiro em uma única operação. A sincronização entre meios aéreos e terrestres permitiu o emprego coordenado de capacidades letais em todos os níveis da manobra.

O exercício de tiro real representou o ápice das atividades desenvolvidas pela Força Terrestre no terreno durante a Operação Atlas 2025. Portanto, consolidando os esforços de adestramento conduzidos ao longo da operação.

Conforme o Exército, ao integrar distintos meios de combate em um ambiente operacional desafiador, a atividade reafirmou a capacidade da Força Terrestre de atuar com efetividade. Além, precisão e alto grau de coordenação. Como resultado, elevando o nível de prontidão das tropas e confirmando a robustez do preparo militar para o emprego do Exército Brasileiro em missões reais de combate.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Josiele Oliveira

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

10 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago