O site Roraisul divulgou nesta quarta-feira, 13, uma suposta pesquisa de intenção de votos para o Governo de Roraima. Conforme a reportagem, a pesquisa do Instituto Alvo Consultoria mostra empate técnico entre Teresa Surita (MDB) e Antônio Denarium (PP).
Se tornou uma prática rotineira o Governo de Roraima contratar produtoras e sites para encomendar pesquisas com o intuito de manipular o resultado. Esse mesmo grupo teve uma pesquisa impugnada.
Em janeiro desse ano o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a retirada do ar de uma pesquisa publicada pelo site O Painel. Segundo a decisão, a pesquisa não ponderou no plano amostral e o nível econômico dos entrevistados, o que inviabilizou a divulgação.
Um exemplo da prática maliciosa foram as eleições de 2020. Naquele pleito, o até então aliado do governador Antônio Denarium, o ex-deputado Jalser Renier foi acusado de comprar uma pesquisa do Ibope.
O intuito foi mostrar uma virada do candidato de Denarium e Jalser, o deputado Ottaci Nascimento (SD). Ele disputava a prefeitura de Boa Vista com o candidato de Teresa Surita, Arthur Henrique (MDB).
À época, a pesquisa encomendada e manipulada por Jalser apontou 27% para Ottaci e 25% para Arthur. Mas ao final do segundo turno, o resultado da eleição deu Arthur Henrique com 85% dos votos válidos e Ottaci com 14%.
Agora, fica a cargo da Justiça Eleitoral, que por sinal tem feito um excelente trabalho, investigar essas pesquisas duvidosas, contratadas por empresas até então desconhecidas.
Da Redação