Cidades

Orgulho autista: ações trazem bem-estar e inclusão social em Boa Vista

Neste sábado (18), é o Dia do Orgulho Autista. A data surgiu em 2005 e mostra que o autismo não é uma doença.  Conforme estimativas, o Brasil tem mais de 2 milhões de autistas. E, esse número pode ser ainda maior.

Por isso, o IBGE vai fazer perguntas sobre o tema no próximo Censo. A ideia é ter números reais sobre os autistas do país. E conforme Romero Jucá, esses dados ajudam nas ações de inclusão.

“Nós temos um número grande de famílias com pessoas autistas. Por outro lado, pouca gente conhece o tema. Então, nós temos que pensar em ações que gerem o bem-estar, o desenvolvimento e a inclusão dessas pessoas”. 

A Prefeitura de Boa Vista, por exemplo, atende de forma inclusiva a 407 autistas. E desde de 2017, em abril, a escola municipal Carmem Eugênia faz um evento que une esses alunos. É o RecreaTEAndo. E além disso, eles também são atendidos no Centro Municipal de Educação Especial.

Novas descobertas

De acordo com a ONU, até 2% da população mundial pode ter algum grau de Transtorno do Espectro Autista, o TEA.

E um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostra que o número de pessoas com o TEA só cresce. Assim, em poucos anos, ele saltou de 1 caso a cada 54 pessoas, para 1 caso a cada 44.

Apesar disso, ainda não existe uma causa única para o TEA. Até hoje, muitos especialistas estudam os fatores genéticos. Porém, também há teses mostrando que os fatores ambientais como o estresse ou o uso de substâncias tóxicas na gravidez, por exemplo, podem ser uma causa. 

Para o diagnóstico, procure um especialista.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5, que é um documento de referência, as pessoas com TEA podem ter dificuldades na comunicação e na interação social. 

Em outros casos, a pessoa pode ter padrões restritos e repetitivos, como por exemplo, os movimentos contínuos, os interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Porém, em todos os casos, o diagnóstico só pode ser feito por um especialista. 

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

9 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

12 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

12 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

14 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

15 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

15 horas ago