Diretora do Roraima em Tempo, Rosi Martins, e ex-diretora de Jornalismo da Rádio 93 FM, Vanderleia Ferreira - Foto: Manoel Guilherme Carvalho
As jornalistas Rosi Martins, diretora do portal Roraima em Tempo, e Vanderleia Ferreira, ex-diretora de Jornalismo da Rádio 93FM, ambas do Grupo Égia de Comunicação, receberam nesta quinta-feira, 18, a Comenda Orgulho de Roraima, concedida pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
A honraria, proposta pela deputada estadual Angela Águida Portella (Progressistas), foi entregue durante uma sessão especial dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho dos jornalistas que atuam no estado. “São profissionais que, com dedicação, ética e coragem, contribuem diariamente para o fortalecimento da democracia, o direito à informação e a liberdade de imprensa”, destacou a parlamentar.
Emocionada, Rosi Martins destacou que a homenagem não se resume apenas à sua trajetória pessoal, mas simboliza também o reconhecimento da profissão.
“Essa homenagem é o reconhecimento do meu trabalho ao qual tanto me dediquei e me dedico. E também é, sobretudo, o reconhecimento do jornalista em si que é protagonista na imprensa que dá voz e vida àquelas pessoas que precisam ser ouvidas, vistas e assistidas. Acredito que o Jornalismo é, acima de tudo, um compromisso com a verdade e com a democracia e é com muita honra que executo meu trabalho. E com essa mesma honra recebo essa homenagem”, afirmou.
Com 26 anos de carreira, a jornalista dedicou a comenda às suas raízes e a todos que fizeram parte da sua caminhada como profissional da imprensa.
“Eu faço questão de dedicar essa homenagem às minhas origens que são meus pais, o lugar de onde vim, que é Mulungu, e à Rádio Paz FM, onde dei meus primeiros passos no interior do Ceará. E também à minha família, minha equipe maravilhosa do portal, minha chefe, assim como aos setores e departamentos por onde passei nesses 25 anos de trajetória. E quero agradecer de forma especial à deputada Ângela Águida Portela por reconhecer e valorizar o trabalho do jornalista de Roraima”, disse.
O dia de homenagens também celebrou a contribuição de Vanderleia Ferreira, que ficou à frente do jornalismo da Rádio 93FM, veículo integrante do Grupo Égia de Comunicação, por 24 anos. A jornalista recebeu a mesma honraria na Casa Legislativa.
“A gente fica muito feliz, porque é um reconhecimento do trabalho que nós oferecemos à sociedade. Então essa homenagem nada mais representa do que o papel que nós, jornalistas, desenvolvemos, levando informação com credibilidade, com ética, apesar dos desafios do nosso dia a dia”, destacou.
A diretora-geral do Grupo Égia de Comunicação, Rosilene Brito, comemorou a homenagem às duas jornalistas. Para ela, o reconhecimento fortalece o compromisso da empresa com a sociedade.
“Nossa diretora Rosi está sendo agraciada com a comenda orgulho de Roraima e é motivo de alegria e nós do Grupo Égia transbordamos de felicidade, porque além da competência profissional que é indiscutível, sabemos que o reconhecimento do trabalho que ela está fazendo à frente do portal é notório no nosso estado e no nosso País. E a Vanderleia que trabalhou conosco por tanto tempo merece essa todas as homenagens pela grande profissional que é e pela grande contribuição com o Jornalismo”.
Rosi Martins é formada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2016). Iniciou a carreira aos 13 anos em Mulungu, no interior do Ceará, na Rádio Paz FM, atuando na área do entretenimento. Aos 19 anos, mudou-se para Roraima e, em 2006, começou a trabalhar na Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), onde permaneceu por 15 anos.
No Palácio Senador Hélio Campos, passou por diversos setores da Comunicação, adquirindo experiência em assessoria de imprensa e política. Também assumiu a Comunicação da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e passou pela assessoria da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinf). Na Rádio Roraima, apresentou o Jornal do Meio Dia e o informativo Notícias da Hora.
Atualmente, há quatro anos, é diretora de Jornalismo do portal Roraima em Tempo, jornal digital do Grupo Égia de Comunicação.
Vanderleia Ferreira é formada em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e pós-graduada em Revisão de Texto. Iniciou a carreira aos 17 anos, como produtora de um programa policial em Ji-Paraná (RO). Em 2001, atuou como repórter no jornal impresso O Diário e, ao longo da carreira, trabalhou em diversos programas jornalísticos de televisão.
Na TV Caburaí, foi repórter, chefe de redação, chefe de reportagem e diretora de Jornalismo. Já na TV Imperial, exerceu as funções de repórter, diretora executiva e diretora de Jornalismo. Também integrou a Rádio 93 FM por mais de 20 anos, onde atuou como diretora executiva e administrativa, acumulando experiências que a levaram ao cargo de diretora de Jornalismo.
Ao longo da trajetória, conquistou prêmios de destaque, entre eles o Prêmio Sebrae de Jornalismo, vencido por três anos consecutivos na categoria Melhor Reportagem em Áudio, além do Prêmio Sebrae Região Norte, que a levou a representar Roraima nacionalmente. Também foi premiada na televisão com o Prêmio SESI de Jornalismo, em 2003.
Além de Rosi Martins e Vanderleia Ferreira, também foram homenageados os seguintes jornalistas:
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos