Cidades

Os desafios e a importância do apoio federal para trazer energia de qualidade ao ex-território

A energia de Roraima ainda é um tema que chama a atenção e gera muitas dúvidas. Desta forma, na série Legados, o presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, fez novos episódios para falar sobre o desafio de trazer energia de qualidade para o estado. E na primeira parte, ele fala sobre a Eletronorte e como ela resolveu a falta de energia que havia em meados de 1990.

Conforme Romero Jucá, quando ele chegou ao estado, o fornecimento de energia era constante. “Todo dia faltava luz. E isso acontecia porque a CERR não tinha a condição de gerar a energia para todo o estado”.

A CERR, Companhia Energética de Roraima, foi criada em 1969. E, desta forma, atendia a capital e mais os municípios do interior. “Porém, a CERR não tinha a condição de manter tudo isso. Então, ela desligava a luz de alguns bairros. E as pessoas sofriam com os apagões. Enquanto isso, no interior era pior ainda. Porque não tinha nem a energia”.

O ex- governador conta que a solução veio com o apoio do Governo Federal. Por isso, o presidente José Sarney enviou a Eletronorte para o Estado. “A Empresa veio para gerar a energia de Boa Vista. Logo, a gente economizou. E com isso, compramos novos equipamentos e levamos os motores de energia para todos os municípios”.

Eletronorte e o Linhão de Guri

A história da energia em Roraima é longa. E portanto, está dividida em três partes. Nesta semana, o presidente do MDB RR, Romero Jucá, conta porque a Eletronorte veio para o estado.

“Com a Eletronorte, a gente trouxe o Governo Federal para cuidar da nossa energia e isso atendeu bem ao Estado por um bom tempo. Porém, a população cresceu e a gente teve que buscar uma nova solução. Assim, mais uma vez, a Eletronorte teve um papel importante. Porque ela investiu na obra do Linhão de Guri”.

Em 2001, Guri passou a gerar a energia para todo o Estado. Porém, essa é a história que está na parte dois da série Legados de Romero Jucá: Energia. Veja aqui a primeira parte desta história.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

3 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

5 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

7 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

7 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

7 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

9 horas ago