Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar para RR devido a falta de ajuda do Governo com as despesas

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Um paciente, identificado como José de Sousa, de 50 anos, com doença renal crônica, entrou em contato com o Grupo Égia de Comunicação, nesta segunda-feira, 15, para denunciar dificuldades no Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Segundo ele, o benefício foi cancelado.

De acordo com José, em maio, ele conseguiu uma viagem por meio do TFD para Porto Alegre, para fazer um exame depois que entrou na fila de transplante de rim. No entanto, ao chegar ao Sul do país, ele não recebeu nenhum suporte financeiro.

“Cheguei sem dinheiro. Com três dias, não havia dinheiro para comer, para pagar hotel e tão pouco havia uma casa de apoio. Ainda bem que uma assistente social de Porto Alegre arrumou um hotel pra eu ficar por lá, somente por uma noite. Já na outra noite, uma enfermeira me cedeu lugar na casa dela. Me jogaram lá, tipo um cachorro de mudança”, explicou.

Após diversos apelos, ele conseguiu retornar para Roraima. “As passagens, eles [governo] deram, após uma confusão, pois queriam mandar somente com 10 dias. Procurei a imprensa de Porto Alegre e no outro dia, eles enviaram as passagens”, disse.

No entanto, ao procurar a Sesau na tentativa de dar continuidade ao tratamento, José recebeu a informação que o seu TFD foi cancelado.

“São três anos e seis meses brigando com eles direto. Agora, cancelaram tudo, arquivaram o meu processo e ainda disseram que eu tinha que fazer tudo de novo. Vou atrás dos meus direitos. Eu disse a eles que eles erraram, pois me deixaram sem renda, com frio. Não era para ter me enviado para aquele lugar tão longe”.

Nota

A Secretaria de Saúde informa que, durante a prestação de contas, o paciente diagnosticado com Doença Renal Crônica apresentou documentação solicitando a mudança da conta bancária para depósito, alegando que a conta informada anteriormente encontrava-se inativa.

Dessa forma, anexou o extrato da nova conta para recebimento dos recursos e, após a devida atualização, realizado o ressarcimento referente a quatro dias de permanência, no valor de R$ 358,00, conforme registro no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças de Roraima.

A Sesau esclarece que o processo se encontra com a prestação de contas finalizada, comprovando o recebimento da ajuda de custo. Para a continuidade do tratamento, será necessário que o paciente apresente um novo laudo de TFD, que deverá ser emitido após consulta com profissional da Rede Estadual do SUS, uma vez que o laudo anterior é do ano de 2023 e já se encontra encerrado.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x