O prefeito Arthur Henrique (MDB) lançou nesta terça-feira (16) um pacote de obras para Boa Vista. Durante a solenidade o chefe do Executivo Municipal assinou 15 ordens de serviço para início imediato dos trabalhos. O investimento é de R$ 261 milhões.
A Prefeitura vai construir quatro UBSs de porte IV nos bairros Caranã, Caimbé, Santa Teresa e Nova Cidade. As que já existem serão demolidas para a construção de unidades maiores. Confira as UBSs que receberão as obras:
- Santa Teresa (unidade nova);
- Caranã – Mariano de Andrade;
- Nova Cidade – Délio Tupnambá;
- Caimbé – Olenka Macellaro Thomé Vieira.
“Essas obras todas estão acontecendo nos bairros mais distantes do Centro da cidade. Então são obras muito importantes em quatro áreas diferentes. São obras de infraestrutura urbana e rural também. Pavimentação, drenagem, calçadas, implantação de iluminação de LED. Já com essas ordens de serviço que nós estamos assinando agora Boa Vista vai ficar 100% com iluminação de LED. Estamos substituindo pontes de madeira por pontes de concreto na zona rural. Em Boa Vista, na zona urbana já não existe mais nenhuma ponte de madeira. Nós conseguimos substituir todas por talvegues, pontes de concreto”, explicou o prefeito.
Além disso, as crianças de Boa Vista irão ganhar um Centro Especializado em Reabilitação (CER II) que ficará no bairro Silvio Leite. O município também vai construir um segundo abrigo para idosos com 40 vagas e ampliará a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, ambos no bairro Centenário.
Educação
O prefeito Arthur Henrique anunciou ainda construção de mais três novas escolas de ensino infantil. As unidades terão capacidade de 720 vagas cada, somando 2.160 novas crianças atendidas pela rede de educação municipal. Confira os bairros:
- Pedra Pintada
- Airton Rocha
- Araceli
Outra novidade é que as escolas que já existem no Cidade Satélite, Profª Araceli e Jardim Equatorial receberão serviço de ampliação, aumentando a capacidade de atendimento nas unidades.
“Estamos fazendo um grande trabalho para transformar as escolas de pequeno porte em médio porte e as de médio porte em grande porte para garantir mais vagas de crianças. Só do ano passado para esse ano a nossa rede aumentou em quase 10% o número de alunos, de 48 mil para 52 mil alunos”, disse Arthur.
Veja as escolas que serão ampliadas:
- Escola Municipal Profª. Glemíria Gonzaga Andrade – Fundamental (600 alunos);
- Escola Municipal Palmira de castro machado – Fundamental (300 alunos);
- Escola Valderleide Baraúna Brandão – Creche Integral (180 alunos).
Praças
Os moradores dos bairros João de Barro e Pedra Pintada ganharão praças esportivas. Sendo assim, o projeto de construção contempla:
- Áreas de playground infantil para primeira e primeiríssima infância;
- Área de piquenique;
- Quadra poliesportiva;
- Área com equipamentos de ginástica e academia;
- Área com quadras de areia para futebol e vôlei;
- Bicicletários;
- Três lanchonetes;
- Implantação de 1 banheiro família;
- Área destinada para amplo estacionamento;
- Paisagismo integrado e acessibilidade.
Obras estruturantes na zona urbana
Haverá o recapeamento em CBUQ de 26 KM em ruas dos bairros Asa Branca, Bairro dos Estados, Buritis, Caçari, Paraviana, Jóquei Clube, Liberdade, Mecejana, Tancredo Neves, Santa Teresa, São Francisco, assim como Pricumã.
Além disso, a Prefeitura vai pavimentar mais de 13 KM em ruas dos bairros Equatorial, Jardim Tropical, Olímpico, Airton Rocha, Bela Vista, Jóquei Clube, Monte Cristo, Nova Cidade, Operário e Cidade Satélite.
A Prefeitura realizará ainda a macrodrenagem no Igarapé Pricumã no trecho que fica da Avenida dos Bandeirante até a Avenida Brasil. Conforme o município, será um total de 1,73 KM de obra.
Já a BR-174 receberá iluminação pública em LED com postes circulares de concreto.
Obras estruturantes na zona rural
A BVA-284, que fica na região do Murupu, receberá uma ponte com 40 metros de extensão. Além disso, a Prefeitura implantará pavimentação em 41,94 KM nas vicinais BVA-144, BVA-273, BVA-270, BVA-349, BVA-151, BVA-344 e BVA-346.
Do mesmo modo, receberão serviços de terraplanagem, 25,68 KM das vicinais BVA-147, BVA-356, BVA-476-B, BVA-374 e BVA-377.
Já as regiões do Bom Intento/Bem-Ti-Vi, bem como Truaru/Murupu receberão obras que vão solucionar pontos críticos de alagamento e mobilidade.
Fonte: Da Redação