O curta-metragem Palasito produzido em Roraima, será um dos destaques na Mostra de Cinema da 14ª edição do Sesc Amazônia das Artes. O filme será exibido na próxima segunda-feira (14), a partir das 19h30, no CineSesc – Mecejana. Entrada gratuita.
Palasito teve a direção de Alex Pizano, produção da Biosphere Records Audiovisual e a coprodução da Platô Filmes. Ele foi filmado em em novembro de 2019 na região de Uiramutã e lançado oficialmente em dezembro de 2021.
Palasito apresenta os conflitos entre um grupo de pesquisadores em torno de um artefato vindo do espaço. Sob uma estética que remete a obras icônicas de John Carpernter – inclusive a trilha sonora –, além de ter forte inspiração nos contos de H.P. Lovecraft, a obra alia o sobrenatural a nuances de crítica sociopolítica.
Assim, com esses elementos, “Palasito” já passou por 15 festivais de cinema pelo Brasil e por outros países, como Reino Unido, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Holanda, Itália e Índia. Para Pizano, é importante que todos prestigiem o filme, valorizando a cultura local. Especialmente a produção audiovisual no estado.
“É uma boa oportunidade para quem ainda não assistiu ao nosso curta poder prestigiá-lo na tela grande do cinema. E, claro, para quem já assistiu, é uma boa para poder reassisti-lo. É uma obra genuinamente roraimense, feita com muito carinho e amor pela nossa arte regional. E então eu conto com a presença de todos”, afirmou o cineasta.
Dessa forma, ao final da exibição, haverá um bate papo com o público para discutir sobre a obra. Além de Roraima, o filme também estará em outros estados brasileiros da região Norte ao longo do mês de agosto, dentro do circuito Sesc Amazônia das Artes.
Nesse sentido, o projeto Sesc Amazônia das Artes está contribuindo na circulação e intercâmbio da produção cultural da Amazônia. Em Roraima, ocorre desde o dia 1º de agosto, com apresentações de diferentes grupos do Brasil, nos segmentos da música, dança, teatro, circo, artes visuais e cinema.
Além de impulsionar o cenário artístico da região amazônica, o circuito promove a vivência de movimentos culturais regionais. Bem como a interatividade, acessibilidade à diversidade de linguagens artísticas e a integração sociocultural. O que consolida uma das mais importantes iniciativas de manifestações artísticas fora dos grandes centros urbanos.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido