Cidades

Parada do Orgulho LGBTQIA+ será virtual em RR

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Roraima celebra neste domingo (5) a 20ª edição com uma programação virtual.  Devido à pandemia da Covid-19, este é o segundo ano que o evento ocorre nesse formato.

O Grupo DiveRRsidade transmitirá o evento pela internet no canal do Youtube. Além disso, a TV Assembleia também vai transmitir a parada.

De acordo com a organização, a edição deste ano tem como tema “O vírus da intolerância também tira vidas: use o respeito e a mascará do amor”.

Conforme Sebastião Diniz, presidente do Grupo, o tema faz referência aos desafios de ser uma pessoa LGBTQIA+ em uma sociedade preconceituosa.

“A proposta é fazer a live com segurança para que a gente não prolifere e previna contra essa doença que já levou muitas pessoas em um ano de pandemia e também vamos está falando de intolerância que também é um vírus”, contou.

O evento contará com apresentações culturais de artistas LGBTQIA+ de Roraima, palestras educativas e depoimentos de pessoas apoiadoras do grupo.

Toda a programação ocorrerá no Teatro Municipal, seguindo as orientações sanitárias contra a Covid-19.

“Nossa expectativa é atingir um número grandioso de famílias e pessoas que lutam pelo fim da ‘lgbtfobia’ no país”, explicou Diniz.

Marcos Braga

Na edição deste ano, o Grupo irá homenagear o professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Marcos Antônio Braga de Freitas. Ele morreu de Covid-19 no dia 11 de fevereiro deste ano.

Marcos Braga ocupava o cargo de diretor do Instituto Insikiran da UFRR, que é voltado para formação superior de indígenas.

Além disso, ele era conhecido por ser um ambientalista, defender os direitos indígenas e a causa LGBTQIA+.

Nesse sentido, a organização fará a homenagem através da entrega de um prêmio com o nome do professor para sete parceiros das causas sociais das pessoas LGBTQIA+.

Anuário de Segurança Pública

Dados do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado no dia 15 de julho, apontam Roraima e o Espírito Santo como os estados com o maior aumento no número de crimes contra a população LGBTQI+ em 2020.

Os dados mostram alta de 200% nos crimes de lesão corporal cometidos contra pessoas LGBTQI+ nos dois estados, no ano de 2020, quando comparado a 2019.

Conforme os números, Roraima registrou no ano passado, 21 casos de crimes de lesão corporal. No mesmo período em 2019, o estado havia identificado apenas sete casos.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

11 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

1 hora ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

3 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

4 horas ago