Cidades

Parque Aquático Sensorial promove aprendizado lúdico e inclusivo na Escola Doutor Sílvio Leite

A Escola Municipal Doutor Sílvio Leite inaugurou recentemente um espaço inovador que já conquistou alunos e professores: o Parque Aquático Sensorial. O ambiente estimula o desenvolvimento motor, sensorial, assim como social por meio de brincadeiras com água e materiais reutilizáveis, como pneus e canos de PVC.

Mais do que diversão, o parque é uma proposta pedagógica que coloca a inclusão em primeiro plano. A iniciativa garante que todas as crianças, inclusive aquelas com deficiência ou necessidades específicas, possam viver experiências únicas. O espaço ajuda a explorar a criatividade, o tato, a visão e, além disso, a autoconfiança.

Cada turma participa das atividades em sessões de 30 minutos, com acompanhamento de educadores e monitores. O circuito conta com brinquedos sensoriais, além de estruturas que despertam a curiosidade e estimulam a coordenação motora.

Diversão aliada ao desenvolvimento das crianças

De acordo com a gestora da Escola Municipal Doutor Sílvio Leite, Patrícia Paiva, toda a estrutura do Parque Aquático Sensorial contou com financiamento de recursos do Prêmio Gestão 2024. Ela contou que a ideia nasceu de forma despretensiosa e, assim, foi crescendo com o envolvimento da comunidade escolar.

“Tudo começou com um simples ‘chuveirão’ usado nas aulas de higiene corporal e cuidados com o meio ambiente. Foi a partir da empolgação das crianças e do envolvimento do Conselho Escolar que surgiu a ideia de algo maior, que pudesse integrar mais turmas e ser incluído nos planejamentos dos professores. Com a contribuição das professoras da sala de recurso, nasceu o Parque Aquático Sensorial, um espaço que une aprendizado, diversão e inclusão”, explicou.

O projeto segue as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão e da Proposta Curricular da Educação Infantil da Prefeitura de Boa Vista, reafirmando o brincar como um direito fundamental da infância. Segundo a gestora, o entusiasmo dos alunos e a reação positiva das famílias mostram que o parque já se tornou um projeto marcante para a escola.

“A contribuição desse projeto é visível. Desde a inauguração, percebemos o entusiasmo das crianças, que chegam aqui na escola muito animadas, trazendo toalhas e roupas de banho, ansiosas para vivenciar a experiência. Recebemos relatos emocionados das famílias, dizendo que os filhos voltaram para casa contando cada detalhe. É uma ação que fortalece os laços entre alunos e professores, tira as crianças da rotina da sala de aula. E mostra que é possível aprender de forma divertida e significativa”, reforçou.

Os pequenos amam a experiência

Os coleguinhas João Gabriel, de 5 anos, Dominych Oliveira, de 5 anos e Lara Rafaela, de 4 anos, todos alunos do 1° período da Escola Municipal Doutor Sílvio Leite, destacaram que o espaço se tornou o preferido da escola. “A gente adorou. Vir aqui brincar com os amigos é muito legal”, contaram.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

3 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

4 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

5 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

6 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

6 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

7 horas ago