Cidades

Patrulha da Chuva: equipes da Prefeitura reforçam serviços de limpeza para garantir eficiência do sistema de drenagem

Além do investimento em obras de infraestrutura, existe um serviço feito pela Prefeitura de Boa Vista que faz toda diferença no período chuvoso. A Patrulha da Chuva é imprescindível para garantir a eficácia do sistema de drenagem. Após a chuva da madrugada desta terça-feira, 30, as equipes percorreram vários bairros da cidade limpando os pontos de escoamento.

O trabalho consiste em fazer a retirada de mato, lixo, areia, bem como de quaisquer resíduos que estejam atrapalhando a passagem da água. São materiais que, quando arrastados para o sistema de drenagem, ficam presos na tubulações. E assim, impedem que a água siga para as galerias, provocando a demora no escoamento e, consequentemente, os alagamentos.

Embora ocorra o ano inteiro, as ações acontecem de forma mais intensa quando chega a temporada de chuvas. “Além de reforçar a limpeza nos pontos que nós já temos mapeados, nesta época, nós ampliamos o número de equipes para atender também demandas emergenciais”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Daniel Lima.

Descarte irregular de lixo prejudica o escoamento do sistema de drenagem

Somente no mês de abril, a Prefeitura recolheu mais de 500 toneladas de resíduos sólidos em valas e canais de escoamento. Para mudar essa realidade, é necessária também a mudança de hábitos da população. Pois o descarte irregular de lixo é um dos fatores que atrapalha o sistema de drenagem de operar de forma eficiente.

Conforme Fábio Atham, fiscal da equipe Patrulha da Chuva, apesar de cumprirem a programação de limpeza, em pouco tempo é necessário fazer novamente o serviço nos bairros. “Terminamos a limpeza do Cauamé no mês passado e já encontramos sacolas plásticas, embalagem de alimentos e garrafas nas bocas de lobo. Estamos refazendo o trabalho, para não prejudicar os moradores” disse.

População pode colaborar com a limpeza da cidade

Todos os bairros são atendidos com a coleta de lixo doméstico três vezes por semana. Além disso, há ainda um mutirão com capina, remoção de entulhos e galhadas a cada quatro meses.

Da mesma forma, ocorre também a limpeza de bocas de lobo, valas e canais, mas a população precisa cumprir suas responsabilidades com relação ao descarte correto de todos os resíduos produzidos em casa.

É importante lembrar que o lixo doméstico deve ser acomodado em caixas ou sacolas e depositados nas lixeiras fora de casa somente nos dias de coleta. Em caso de resíduos de poda de árvores, capina, entulhos e restos de obras é necessário solicitar o recolhimento por meio de empresas credenciadas ou agendamento no site da Prefeitura, mediante pagamento, para que sejam removidos e descartados de maneira correta.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

10 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

13 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

14 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

16 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

16 horas ago