Cidades

Patrulha da chuva: equipes trabalham na limpeza das ruas em Boa Vista

A equipe da patrulha da chuva, está de forma constante trabalhando para a limpeza das ruas de Boa Vista.

Apesar do nome, o serviço ocorre diariamente na capital, faça chuva ou sol. Quando chega o período chuvoso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA) intensifica a atuação para minimizar os transtornos aos munícipes, porém a ajuda da população é imprescindível para o bom funcionamento da cidade.

Lixos e galhadas

Jogar lixo e galhadas nas ruas da cidade compromete todo processo de escoamento da água da chuva, entope bueiros e demanda mais tempo para que a água acumulada seque. De acordo com os pluviômetros da Defesa Civil distribuídos pela capital, choveu entre 64 e 103mm em Boa Vista, um volume de água acima do esperado, na quinta-feira (19).

Equipes da Patrulha da Chuva e Defesa Civil Municipal tem percorrido diversas ruas acompanhando a situação e atendendo aos chamados da Central 156. E neste trabalho, é imprescindível o apoio da população.

Deixar a cidade limpa é um processo que envolve muitas pessoas, as que capinam, as que varrem as ruas, as que limpam os bueiros, as que operam as máquinas, as que retiram os entulhos, lixo e galhadas e fazem a destinação final desse material.

Parceria da população

A população é parceira da gestão e precisa contribuir fazendo sua parte destinando o lixo de forma correta. Acompanhar dia e horário da coleta domiciliar e, colocar o lixo na lixeira nos dias corretos. Também, caso necessite, acionar o serviço da prefeitura de retirada de galhadas, emitindo a nota de serviço por meio do Portal do Cidadão.

“É um efeito dominó. Porque o bueiro entope, a água acumula na rua e a drenagem não acontece. Estamos há pelo menos duas horas em duas ruas para que a água escorra corretamente e desafogue a entrada das casas. Já cheguei a ver morador jogando lixo enquanto estávamos limpando. Falta consciência”, disse o fiscal de campo, Robson Coelho.

Moradora há 20 anos do Laura Moreira, Dona Vera amanheceu nesta quinta com a água invadindo sua casa. O motivo? O bueiro que fica há pouco metros da residência estava entupido. Bem próximo, foi possível ver garrafas, fraldas, copos, sacolas e pedaços de móveis. Ela contou que precisa limpar o lixo de outros constantemente.

Ao identificarem o problema, a moradora acionou a Prefeitura por meio da Central 156 para que as equipes fossem enviadas.

“Quando eles chegaram eu fiquei aliviada, porque agora a água já ´tá escorrendo. É uma situação frustrante, porque eu cuido do meu lixo com todo o cuidado para evitar esse tipo de coisa, mas as pessoas não estão nem aí”, falou.

CENTRAL 156 – Em situações de emergência, o cidadão deve entrar em contato com a Central 156 e repassar detalhes sobre o local, como nome da rua e pontos de referência, para que as equipes possam ir verificar a situação.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

10 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

12 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

14 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

14 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

14 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

16 horas ago