A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu um curso de atualização e treinamento voltado para os guardas civis municipais que integram a Patrulha da Maria da Penha. O encontro ocorreu na Escola Judicial de Roraima (Ejurr) nesta sexta-feira (19).
Durante o evento, houve uma roda de conversa voltada à saúde mental no ambiente de trabalho. Além disso, aconteceu também uma orientação dos projetos relacionados à Coordenadoria de Violência Doméstica. A chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, e a psicóloga que atua na Cevid, Raissa Lemos, que ministraram.
De acordo com a juíza coordenadora da Coordenadoria de Violência Doméstica, Suelen Alves, é importante a realização desses encontros regulares. O objetivo é trocar experiências e esclarecer dúvidas.
“É sempre bom ouvir os guardas civis municipais, sanar as dúvidas que surgem no momento do atendimento, e estamos aqui para isso. A saúde mental no trabalho também é nossa preocupação, sabemos que não é fácil lidar com isso”, disse.
Conforme a coordenadora do Programa Patrulha da Maria da Penha de Boa Vista, inspetora Cristiane de Paiva, os encontros reforçam a manutenção das atividades e a melhoria do serviço prestado às vítimas de violência.
“Fazemos essa fiscalização de medida protetiva. Com a atualização de leis, há essa necessidade sempre de estarmos juntos discutindo para saber qual o melhor direcionamento para o nosso serviço“, relatou.
Além disso, quem falou sobre a iniciativa foi a superintendente da Guarda Civil Municipal de Mucajaí, Daylany Lopes. Para ela, a realização do treinamento é indispensável para auxiliar na atuação da Patrulha.
“Esse curso de capacitação é justamente para nos ajudar na reciclagem do conhecimento em si, para que possamos estar preparados para atender a vítima, tendo em vista que a lei vive em constante mudança”, pontuou.
Dessa forma, participaram do treinamento cerca de 17 guardas civis municipais, tanto da capital quanto do município de Mucajaí.
Programa Patrulha Maria da Penha
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha está presente em quatro municípios de Roraima: Boa Vista, Bonfim, Caracaraí e Mucajaí.
Instalada em 2015, representa hoje uma das principais medidas em favor da mulher que possui uma medida protetiva de urgência, para garantir o cumprimento no estado de Roraima. São realizadas visitas domiciliares e acompanhamento das situações.
A parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Roraima e as Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Trânsito.
Fonte: Da Redação