Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Centro de Liderança Pública aponta Roraima como o estado com a pior transparência pública do país. As informações são baseadas em dados da Controladoria Geral da União (CGU). O órgão do Governo Federal é responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção.
O gráfico apresenta a Escala Brasil Transparente (EBT), Avaliação 360º, inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU.
Houve uma mudança na EBT para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). A pesquisa utiliza alguns aspectos para avaliação, como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outros.
De acordo com os dados, os estados com as melhores colocações são: Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais. Todos possuem a mesma pontuação. Por outro lado, entre os piores estão Roraima, em último, acompanhado do Pará e Acre.
Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.
Fonte: Centro de Liderança Pública (CLP)