Cidades

760 carteiras de identidade são entregues à indígenas em ação social da Polícia Civil

A Polícia Civil de Roraima (PCRR), em parceria com o Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), realizou a entrega de cerca de 760 carteiras de Identidade Nacional em comunidades indígenas neste sábado, 24. As comunidades contempladas pela a ação foram Malacacheta, Canauani e Tabalascada, localizadas no município do Cantá. O objetivo portanto, é facilitar o acesso à documentação oficial para a população indígena.

A entrega contou com a presença da secretária dos Povos Indígenas, Síria Mota, do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Luciano Silvestre, e do diretor do IIOC, Hênio Stanio Andrade.

“Essas comunidades são distantes da capital e demora muito ao cidadão o deslocamento até Boa Vista para emissão do documento. Então, o Governo do Estado nos delegou essa missão. Junto com a direção da Polícia Civil, estamos fazendo o planejamento estratégico para atender a todos a médio prazo”, destacou Andrade.

Serviço de utilidade pública

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Luciano Silvestre, ressaltou durante a entrega das carteiras de identidade, o papel social da instituição, reforçando o compromisso com o atendimento à população.

Agradecemos a parceria entre a Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, e principalmente aos tuxauas das comunidades indígenas. Eles que estão sendo parceiros ao nos permitir entrar nas comunidades para emitir os documentos. O trabalho da Polícia Civil não é apenas prender, mas também é social. Vai até a comunidade e ajuda a população, especialmente os povos indígenas”, frisou.

O tuxaua da comunidade Malacacheta, José Ailton de Souza, avaliou a ação como positiva. O difícil acesso entre a comunidade e a capital, desencoraja membros da comunidade a emitir seus documentos oficiais.

“Para nós é de grande importância, pois é difícil as pessoas se deslocarem daqui até a sede de Boa Vista para ter esse atendimento. Com essa parceria, o atendimento é facilitado dentro da comunidade. Estamos otimistas, já solicitei o pedido para ter mais emissões de carteira, porque somos uma população de 1400 pessoas na comunidade”, afirmou o tuxaua.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Prefeitura mantém trabalho estratégico com operação noturna e já recuperou mais de 300 vias em Boa Vista

As equipes estão em diversas regiões da capital com serviços, dia e noite

25 minutos ago

Homem acusado de roubar fios elétricos é preso em Iracema

Com apenas 21 anos, jovem possui ficha criminal com 15 boletins de ocorrência por envolvimento…

2 horas ago

Prefeitura inicia entrega de 700 toneladas de insumos a agricultores de Boa Vista

Materiais serão utilizados no plantio de mandioca, macaxeira, hortaliças e milho

2 horas ago

TRE-RR confirma eleições suplementares em 21 de junho

Outras datas, como convenções, foram determinados pelo Tribunal Regional

16 horas ago

Segundo investigado por furtar materiais de casa em construção é preso em Caracaraí

Dupla furtou um colchão de solteiro e cinco travessas de madeira, bens avaliados em aproximadamente…

21 horas ago