Cidades

População de Boa Vista deve manter os cuidados para evitar proliferação do Aedes aegypti

A população deve manter os cuidados e evitar a proliferação do Aedes Aegypti. É que mesmo com a forte estiagem, período prolongado de baixo volume de água, devido às altas temperaturas, a eclosão dos ovos, uma das fases de reprodução do mosquito, ocorre entre 10 e 15 minutos, resultando no surgimento de novos vetores.

Durante o inverno, o ciclo de vida da larva dura, em média, sete dias. No entanto, esse período reduz no verão. De acordo com o especialista em entomologia da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Samuel Garça, Boa Vista está com baixo risco para proliferação do mosquito, no entanto, os cuidados de combate ao Aedes devem seguir para evitar o surgimento de novos mosquitos na capital.

“Sem contato com a água, o ovo depositado pelo mosquito pode durar até 400 dias inativos. Logo, é um grande período em que a população tem para cuidar de recipientes que possam acumular água parada, como pingadeiras de ar-condicionado. A partir do momento que esse ovo entra em contato com pelos menos uma gota d’água, inicia o processo de eclosão, surgindo novos mosquitos”, disse.

Reforço com novos profissionais

Entre os recentes investimentos da gestão municipal para manter o controle de casos de dengue, zika e chikungunya na cidade, a Prefeitura de Boa Vista contratou 30 novos Agentes de Combate as Endemias (ACE), no último mês. Com o reforço, a capital conta com 163 técnicos no quadro de profissionais. Os novos agentes reforçam e fortalecem as ações de campo no município.

Responsabilidade de toda a população

Todos os dias, agentes de endemias vão às ruas de Boa Vista para contribuir com o controle do vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a supervisora geral de campo da Vigilância em Saúde, Regina Kátia, a população, além de cuidar do quintal, pode contribuir com um trabalho dos agentes, profissionais indispensáveis na luta contra o Aedes aegypti.

“Nosso trabalho é preventivo. Todos os dias estamos nas ruas, batendo de porta em porta, seja inverno ou verão. Como resultado, a população pode ajudar com nosso trabalho, recebendo nossas equipes de agentes de endemias nas residências, além de ouvir e adotar as orientações repassadas. Todos os profissionais são preparados para identificar e acabar com criadouros”, relatou.

Do mesmo modo, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) aponta que o lixo doméstico é o principal foco do mosquito. Profissionais da Vigilância em Saúde de Boa Vista encontram criadouros em frascos, bebedouros de animais, caixa d’água, vasos, garrafas e latas. O taxista José Soares afirma que segue atento aos cuidados de combate ao mosquito, dentro e fora de casa.

“Sempre que os agentes de endemias passam aqui na minha casa, eu abro o portão para eles entrarem e fico atento as orientações que eles têm para mim. Estou sempre cuidando do quintal, procuro limpar tudo toda semana. Confiro os vasos de plantas, o comedouro dos cachorros e o lixo que produzimos para não ficar mosquito dentro do meu quintal”, contou.

LIRAa Boa Vista

Por fim, a Prefeitura de Boa Vista divulgou o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 que apontou a cidade com baixo risco para transmissão de dengue, zika e chikungunya. Com índice satisfatório, o município registrou 0,8% de infestação predial para o mosquito. Os profissionais da vigilância pesquisaram 8.559 imóveis na cidade.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

6 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

9 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

9 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

10 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

11 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

12 horas ago