“Nossa vida é essa, só sofrimento”, esse é relato de Iran Moreira sobre as estradas do município de Caroebe, Sul de Roraima.
A cidade em que Iran mora tem 10.595 habitantes. Contudo, assim como vários outros moradores, ele reside em um sítio na vicinal 35 e, no início de setembro, acompanhou a equipe do Roraima em Tempo no percurso de quase 40 km para mostrar as condições das estradas da região.
Dessa forma, à reportagem ele informou que todos os anos tem dificuldade de trafegar neste trecho e que muitas vezes põem a própria vida em risco.
“Todos os anos estamos nessa luta. Perdemos plantação, gado. Tenho muito prejuízo com transporte, sou motociclista e tenho que ir à oficina a cada duas semanas”, relatou.
Além disso, ele contou que no período do inverno, as dificuldades aumentam e é impossível trafegar na vicinal.
“No inverno ninguém passa por aqui. Temos que esperar a água baixar, pois não entra caminhão, não entra nenhum veículo. É perigoso”, disse.
Ainda conforme Iran, a população cobra constantemente do Governo do Estado melhorias para a região.
“Todo ano nós cobramos e eles sabem disso, sabem da nossa existência e insistência. Mas ninguém resolve nossa situação. É triste aqui”.
Outro morador, que preferiu não se identificar, contou que por causa da estrada intrafegável, a mãe dele precisou ser levada ao hospital em um trator.
“Minha mãe tem câncer e sempre faz tratamento na cidade. Como o único transporte que temos é uma moto e a vicinal no período do inverno ficou coberta de água, nós pedimos carona de um vizinho que tem um trator. É revoltante”.
Da mesma forma, a Maria Izete dos Santos, que também reside próximo a vicinal, explicou à equipe que além dos problemas com a estrada, a população também enfrenta dificuldades com o serviço de energia na região.
“Nós usamos ‘transformador’ e ficamos sem energia durante várias horas. Aqui moram 400 pessoas e estamos esquecidos pelos políticos que só lembram de nós em época de campanha”, disse.
Do mesmo modo, as pontes também dificultam a vida dos moradores de Caroebe. Nesse sentido, em vídeo que circula na internet neste domingo (07), um homem mostra a revolta pelas condições da ponte que fica na vicinal 02.
Conforme ele, os políticos só lembram que eles existem em época de eleições. “Creio eu que ano que vem eles vão fazer essa ponte que já vai estar perto da eleição e nós temos que votar novamente”, criticou.
A Secretaria de Infraestrutura informa que os serviços de recuperação das vicinais 11 e 35 de Caroebe estão em andamento. A empresa está executando as obras de arte corrente e o lançamento de revestimento primário.
Conforme o cronograma inicial, a previsão de conclusão das obras é até o final do mês de dezembro deste ano, se as chuvas diminuírem na região, pois o alto índice de precipitação pluviométrica interfere e prejudica o desenvolvimento dos trabalhos, gerando atrasos.
A Seinf reitera que, embora a manutenção de estradas vicinais e das pontes localizadas nessas vias seja de responsabilidade das Prefeituras, o Governo de Roraima tem auxiliado os municípios com a realização do serviço.
Por Yara Walker
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…