Foto: Reprodução
Dezenas de pacientes cardíacos estão há meses aguardando por marca-passos para a realização de suas cirurgias. No entanto, segundo a familiar de uma dessas pessoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ainda não pagou a empresa que deve fornecer esses equipamentos.
“Foi realizada a compra do referido aparelho, mas o Governo/Secretaria de Saúde não efetuou o pagamento dos mesmos. E a empresa responsável pela venda reteve os mesmos por falta do pagamento. Até quando esses pacientes continuarão internados aguardando para poderem viver um pouco mais?”, questionou a denunciante.
Marca-passos são dispositivos eletrônicos que são implantado perto do coração. Eles monitoram e controlam os batimentos cardíacos, principalmente quando eles estão mais lentos que o normal.
Conforme a familiar de um dos pacientes, há pessoas internados há mais de 100 dias no aguardo da cirurgia para implantar o aparelho, essencial para garantir que o órgão irá bombear o sangue adequadamente.
“O assunto é sério e o Governo não está dando muita importância. Tenho vergonha de ouvir o povo dizer que este Governo trabalha em prol da Saúde e Educação do Estado”, desabafou a mulher, que completou: “Os médicos ‘cardios’ são maravilhosos, mas não podem fazer nada pelos pacientes. Essa compra não depende deles”.
Em nota, a Sesau disse que todos os pacientes estão devidamente assistidos pela equipe médica do Hospital Geral de Roraima e Coordenadoria Geral de Assistência Especializada. A pasta afirmou que realizou a abertura de um processo emergencial, no qual a empresa se comprometeu a entregar os marcapassos ainda esta semana. “Tão logo a Sesau receba os itens, os procedimentos serão realizados”, ressaltou a Secretaria.
Fonte: Da Redação
Vítima tem apenas 10 anos e sofria violência desde os 7. Homem é tio paterno…
A capital, Boa Vista, tem o maior número de propostas inscritas. Entre elas, há a…
Evento fez parte do encerramento da 3° Semana Municipal de Conscientização do Autismo
Vídeos com regras para realizar exame de graça podem ser vistos no canal do Inep…
Eles cumprem penas pelos crimes de lesão corporal dolosa, posse irregular de arma de fogo…
Crime aconteceu na madrugada do dia 28 de março, durante uma festa no Centro de…