Cidades

Povos indígenas de Roraima: conheça o trabalho que melhorou a vida nas comunidades

Conforme o IBGE, Roraima é o Estado que, proporcionalmente, tem a maior população indígena do país. Do total de 63 mil habitantes, mais de 50 mil dizem fazer parte dos povos indígenas de Roraima (RR). 

E, segundo os dados da Funai, eles vivem em 32 terras indígenas. Sendo que a maior parte, cerca de 8,1%, mora no município do Uiramutã. Assim, entre os desafios para o desenvolvimento local está a integração com os povos indígenas de RR.

Mas, de acordo com o pré- candidato ao Senado, Romero Jucá, isso é possível. Para ele, o exemplo das ações feitas pela Prefeitura de Boa Vista, nas gestões de Teresa Surita, serve para todo o Estado. 

“A Teresa criou um modelo de trabalho que serve de exemplo para o Brasil. Assim, as escolas de Boa Vista preservam o idioma e a cultura dos indígenas. Mas, ao mesmo tempo, dão uma educação de qualidade para que o indígena se prepare para o mercado de trabalho. E a Prefeitura faz isso com a educação, com a agricultura e todos os demais serviços”. 

Nas suas gestões, por exemplo, a pré-candidata ao governo do MDB RR, Teresa Surita, levou a energia solar para a comunidade Darora. Ela ainda trabalhou com o Saber Igual nas escolas municipais e com o Programa Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio.

“Nós trabalhamos muito para atender todas as nossas comunidades. E para mim é uma alegria ver que o resultado disso gerou a autonomia e mais qualidade de vida para os povos indígenas da capital”.

Povos indígenas de RR: o projeto do gado é modelo para o país

Romero Jucá trouxe os recursos para a melhoria da saúde indígena, com o apoio do Dsei Leste e do Yanomami. Desta forma, ele ajudou a reformar e ampliar os postos de saúde, com a rede de abastecimento de água e ainda, a internet para os polos de saúde. 

Ele também ajudou a ampliar a Casai, que recebe os pacientes na capital. E da mesma forma, ele trouxe os recursos para construir o primeiro pólo base de saúde do Dsei-Leste, no município de Normandia.

Outra ação importante foi o aporte de recursos para os voos de helicóptero. Isso, por exemplo, serviu para atender os pacientes das áreas mais isoladas da T.I Raposa Serra do Sol. “Nós fizemos muito. Contudo, o maior destaque foi o projeto de gado nas comunidades. Porque nesta ação, a gente criou uma fonte de renda para os povos indígenas de RR”.

Assim, junto com o deputado federal Edio Lopes, todas as comunidades locais que trabalham com o gado, ganharam mais animais. Desta forma, o projeto melhorou a qualidade do gado e a fonte de renda das comunidades.

No total, foram mais de 10 mil animais entregues para os povos indígenas de RR. “O gado é uma fonte de renda, de alimento e serve para muitas outras coisas nas comunidades. Então, eu fico feliz em ajudar nesse projeto que virou um modelo para o país”.

Clique aqui e conheça mais sobre esse trabalho.

Fabrício Araújo

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

12 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

14 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

16 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

16 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

16 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

18 horas ago