Cidades

Prazo para justificar ausência nas eleições municipais termina hoje

Termina nesta terça-feira, 7, o prazo para que os eleitores que não votaram no segundo turno das eleições municipais justifiquem ausência no pleito de outubro de 2024.

O eleitor pode justificar presencialmente em um cartório eleitoral; pela internet nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais dos estados; ou pelo aplicativo e-Título, disponibilizado para smartphones.

No caso do aplicativo, basta acessar o link “mais opções” e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência. Logo após, preencha o formulário com os dados solicitados. Para justificar a ausência pelo app, o eleitor precisa estar com o título eleitoral regular ou suspenso.

Na sequência, um código de protocolo é gerado para que o eleitor acompanhe o andamento da solicitação. “O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título da eleitora ou do eleitor para análise. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada”, diz o tribunal.

A justificativa de ausência é necessária somente para quem tem a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos. E facultativo para pessoas analfabetas, com idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.

O prazo de 60 dias desde o segundo turno também vale para quem estava no próprio domicílio eleitoral e não votou por algum motivo justo.  Nesses casos, é necessário anexar a documentação que comprove o motivo da ausência à eleição para análise do juiz eleitoral responsável pela área daquele eleitor faltoso.

Online

A justificativa via online, no site do TSE, deve ocorrer na página eletrônica de Autoatendimento Eleitoral. É preciso informar os números do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste). O internauta poderá acompanhar o andamento do pedido encaminhado à Justiça Eleitoral no mesmo endereço virtual.

Caso o eleitor opte por justificar a ausência em um cartório eleitoral, é necessário que preencha o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo ou então enviá-lo pelo Correio à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Assim que for aceita, a justificativa ficará registrada no histórico do título de eleitor.

A ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor que faltou às eleições municipais. Entre elas, está o pagamento da multa imposta pela Justiça Eleitoral. A base de cálculo para aplicação das multas previstas na Resolução, salvo se prevista de forma diversa, será R$ 35,13. Contudo, pessoas que declaram estado de pobreza são isentas do pagamento da multa por ausência às urnas.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Grupo Égia vai sortear dois vouchers de R$ 500 para compra de material escolar; confira

Promoção acontece de 08 a 20 de janeiro. Divulgação dos ganhadores será dia 21

12 minutos ago

Acidente entre carro e motocicleta deixa dois feridos em Mucajaí, Sul de Roraima

Vítimas foram encaminhadas ao Grande Trauma do Hospital Geral de Roraima (HGR)

26 minutos ago

Médico e técnica em enfermagem morrem em acidente com ambulância do Samu na BR-174

Motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e caiu e um barranco

1 hora ago

Escola Nacional de Defesa do Consumidor abre inscrições para cursos on-line

Capacitações são gratuitas e abertas ao público em geral. Entre as opções, estão educação financeira,…

2 horas ago

Uso inadequado da internet pode afetar saúde, diz especialista

Estudo revela que 24,5 milhões de crianças usam a internet

3 horas ago

Sine oferta 67 vagas para Roraima nesta quarta-feira, 8

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

4 horas ago