O prefeito Arthur Henrique (MDB) empossou nesta terça-feira (30), os 24 membros que agora integram o 1º Comitê das Crianças na capital de Roraima. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal de Boa Vista.
A formação do comitê acontece após a Prefeitura de Boa Vista, se unir à Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças, como parte das políticas públicas para primeira infância.
Os novos integrantes tem entre 6 e 10 anos. E incluem crianças com autismo, crianças da zona rural, indígena, Oeste, Sul, Norte, Leste e Central das escolas do município.
Dessa forma, o grupo vai discutir ações sobre saúde, social, lazer, obras, educação, entre outras áreas, ou seja, a iniciativa visa dar voz aos pequenos e importância às suas ideias que contribuirão com o planejamento da cidade.
Cidade planejada com a ajuda das crianças
De acordo com o prefeito Arthur Henrique, o foco é planejar uma cidade com políticas públicas voltadas para as crianças e disse também, que uma cidade quando é planejada para os pequenos, também resulta em um lugar bom de se viver para toda a população.
“Estamos constituindo o Comitê Oficial das crianças, então, é importante frisar que existe uma lei garante a participação das crianças no planejamento da nossa cidade. A ideia é que a cada dois meses essas 24 crianças se reúnam com a gente e aprendam o conceito de cidadania, planejamento urbano para que elas próprias possam nos ajudar a construir politicas públicas. A ideia é planejar Boa Vista com foco na criança em um processo de escuta delas”, frisou o prefeito
A primeira-dama da capital e também secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, falou como o comitê vai funcionar.
“Boa Vista já é capital da primeira infância, então, esse comitê foi criado para que as crianças participassem das nossas política públicas voltadas para elas. Elas participaram de uma seletiva e hoje tomam posse. Essas crianças terão encontros com o corpo técnico da Prefeitura de diversas áreas e assim vão conhecer as políticas públicas de Boa Vista. As crianças são sinceras e falam sobrem o que anseiam e é justamente isso que a gente espera”, disse.
Expectativas e felicidade
Dessa forma, Bryan Alexandre de seis anos, foi uma das crianças que agora faz parte do comitê. Assim, ele disse que tem boas ideias para contribuir para que Boa Vista continue sendo um lugar de referência de cuidado da primeira infância. “Estou muito feliz e minha ideia é que tenha piscina nas escolas para que elas aprendam a nadar”, disse Bryan.
Do mesmo modo a mãe do menino, Kaene Nascimento, falou sobre a alegria em vê-lo integrando o comitê.
“Estou feliz que ele esteja participando Ele já vinha comentando as ideias em casa e o que queria fazer por eles (crianças). Pra mim, também é muito importante ele ter um conhecimento sobre os projetos e decisões pois na cabeça deles tudo funciona de uma forma diferente da nossa e espero que ele possa aprender muito”, disse.
A Maria Eduarda Araújo, também é integrante do comitê. Ele explicou que suas ideias são para a área da educação e quando crescer será policial federal. “Tenho ideias sore educação e amor ao próximo. Estou feliz e um pouco nervosa.”
A mãe da Maria Eduarda, Jessica de Sousa, falou que está animada em ver a filha contribuindo para o crescimento da cidade. “Fiquei muito surpresa e estou muito animada. Estou feliz e orgulhosa por ela”.
Capital da primeira infância
O trabalho feito em Boa Vista tem reconhecimento nacional e internacionalmente. Por meio da lei n°1.545/2013, que estabeleceu o Programa Família que Acolhe (FQA), assim como o Plano Municipal pela Primeira Infância, o município criou uma política pública consolidada para a primeira infância alinhada com as diretrizes do Marco Legal da Primeira Infância.
Além disso, a capital acumula premiações e reconhecimentos sobre o trabalho desenvolvido na Primeira Infância.
Fonte: Da Redação