Cidades

Prefeitura anuncia cronograma da fase final da implantação de LED em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista inicia a partir desta semana, a fase final da substituição das antigas luminárias a vapor de sódio pelas lâmpadas de LED na capital. O projeto 100% LED segue neste mês de maio com previsão de finalização até dezembro deste ano.

Atualmente, 48 bairros da cidade já são abastecidos desta tecnologia, que proporciona mais segurança, economia, maior eficiência e durabilidade.

Fazem parte da próxima etapa da programação os bairros Laura Moreira, Murilo Teixeira, Distrito Industrial, Jardim Caranã, São Vicente, Cinturão Verde, Centenário e São Francisco.

Além disso, recursos de emendas parlamentares vão garantir a execução da próxima etapa que vai contemplar ainda o Centro, Canarinho, Bairro dos Estados, Aparecida, Paraviana e Caçari.

Prefeitura já concluiu 80% dos serviços de LED

O Parque de Iluminação Pública de Boa Vista conta com 57.685 pontos, destes, 46.439 tiveram as luminárias substituídas, o que representa 80,5% da cidade. São ruas, avenidas e praças que ganharam um novo cenário.

De acordo com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), o investimento traz mais qualidade de vida para a população. Ele ressaltou ainda que a ação reduz custos e contribui com o meio ambiente.

“Com esse investimento conseguimos dar mais tranquilidade para população andar nas ruas e frequentar nossas praças. Além disso, contribuímos com o meio ambiente, pois diferentes das lâmpadas convencionais, os LEDs não têm itens tóxicos na composição e ainda reduzimos 30% o consumo de energia”, ressaltou.

Nos últimos meses, a implantação ocorreu em três bairros: Monte Cristo, Liberdade e o Mecejana, que conta com a nova tecnologia em seus 1.013 postes.

Conforme a aposentada Margate Aguiar, moradora do bairro há mais de 30 anos, em poucos dias, ela já percebeu uma das vantagens que as lâmpadas LEDs proporcionam.

“Antes era muito difícil. Nós contávamos com as luzes da nossa casa para iluminar melhor aqui. Essas lâmpadas antigas não clareavam bem. Agora, com essa iluminação nova, pega todos os ângulos da minha casa que fica na esquina”, disse.

Áreas rurais e indígenas

Toda a área rural e indígena de Boa Vista também contará com esta iluminação mais moderna e eficiente. Três comunidades indígenas já estão recebendo a nova iluminação: Darôra, Vista Nova e Vista Alegre. Em breve, as demais devem ser contempladas.

“Estamos finalizando nosso cronograma e aguardando a chegada dos materiais para retomar os serviços nessas regiões, mas garantimos que toda a área rural e as 17 comunidades indígenas atendidas pela Prefeitura serão contempladas com modernização do sistema de iluminação pública”, completou ainda o prefeito Arthur Henrique.

Por fim, a Prefeitura disponibilizou o gráfico que apresenta o avanço do projeto 100% LED. Os dados são desde janeiro de 2022 até a previsão de finalização neste ano de 2023.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Polícia apreende combustível que seria usado na compra de votos em Mucajaí

Polícia apreendeu aproximadamente 420 litros de combustível após denúncia de crime eleitoral no local

10 minutos ago

Deputado orienta candidato a vereador a mentir para eleitores durante live no Instagram; veja vídeo

Rárison Barbosa (PMB) aparece em vídeo apoiando o candidato Deivyd Carneiro, preso na quinta-feira (3),…

2 horas ago

SUS oferece novo medicamento para pacientes com anemia

Anemia afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas…

4 horas ago

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

6 horas ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

7 horas ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

9 horas ago