Cidades

Prefeitura constrói terceiro ecoponto de Boa Vista no bairro Caçari

A Prefeitura de Boa Vista está construindo o terceiro ecoponto da capital. A unidade vai funcionar no bairro Caçari, na zona Leste, no mesmo modelo dos equipamentos já existentes no Nova Cidade e Cidade Satélite.

O novo ecoponto vai facilitar o acesso da população à coleta seletiva e, assim, reduzir o impacto de resíduos no meio ambiente urbano. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Barbot, a iniciativa representa um avanço significativo na implementação da política pública de gestão municipal de resíduos, conforme Lei 2.004/ 2019.

“Esse novo espaço vai facilitar o descarte correto de resíduos recicláveis por parte da população, evitando o acúmulo desses materiais nas ruas ou em terrenos baldios, prevenindo enchentes e a proliferação de doenças. Moradores da região poderão descartar os itens em um local adequado, sem precisar se deslocar para bairros mais distantes”, explicou.

Destino correto de resíduos

Em funcionamento há um ano, juntos, os ecopontos da cidade já recolheram mais de 300 toneladas de resíduos. Isso com a colaboração de moradores que entendem a importância desse espaço para a preservação do meio ambiente, limpeza e organização urbana da cidade. Os resíduos nos ecopontos são removidos regularmente pela empresa responsável pelo gerenciamento do local.

Vale ressaltar que todo o material coletado é destinado para empresas licenciadas. Estas são responsáveis pelo gerenciamento correto dos resíduos, promovendo a reciclagem, reutilização, geração de renda e destinação adequada desses materiais.

Os ecopontos NÃO RECEBEM resíduos úmidos, como os que entram rapidamente em decomposição e atraem vetores, como animais mortos, restos de alimentos e resíduos domésticos.

O que pode descartar em um ecoponto?

Restos de galhadas e demais materiais recicláveis, como: sobras de construção civil, sofás inutilizados, geladeiras sem utilidade, plásticos, alumínio, vidro, entre outros tipos de resíduos secos que não estão contaminados ou sujos por substâncias orgânicas.

O que não pode?

Resíduos úmidos, como os que entram rapidamente em decomposição e atraem vetores, não são aceitos. Por exemplo: animais mortos, restos de alimentos e resíduos domésticos, ou seja, todo material que possui substância orgânica.

Os cidadãos devem entregar pilhas, pneus, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos, baterias e outros materiais que contém composição química nos diversos pontos de coleta de logística reversa espalhados pela cidade, como, por exemplo, supermercados e shoppings.

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

10 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

12 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

13 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

14 horas ago