Cidades

Prefeitura de Boa Vista adere ao ‘Selo UNICEF Mais’ para fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância

A Prefeitura de Boa Vista aderiu nesta terça-feira (7) ao ‘Selo UNICEF Mais’ durante solenidade de lançamento no Tribunal de Contas de Roraima (TCERR). A iniciativa, criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância fortalecerá ainda mais as políticas públicas, com ações específicas para crianças e adolescentes indígenas, refugiados e migrantes.

O evento contou com a participação da secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez. Ela é uma das responsáveis por coordenar as ações sociais da prefeitura. A titular destacou o empenho do município em melhorar as condições de vida e o desenvolvimento de cada criança e adolescente.

“A prefeitura já conquistou três selos do UNICEF e a possibilidade de conseguir o UNICEF Mais para a cidade é muito importante. Boa Vista é referência no compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridades. Trabalhamos fortemente com indígenas, refugiados e migrantes. Essa iniciativa vai fortalecer todas essas ações”, explicou.

Selo UNICEF Mais: Iniciativa inédita no Brasil

Durante nove meses, os municípios roraimenses farão atividades para dar uma vida melhor e garantir os direitos de crianças e adolescentes, público-alvo da iniciativa. Então, para alcançar os resultados esperados, as equipes receberão treinamento e acompanhamento técnico. Em seguida, a ação piloto e inédita deve ser levada a todos os estados da Amazônia e Semi-Árido.

Conforme a chefe do Escritório do UNICEF em Roraima, Maria Estela Caparelli, o resultado do trabalho deve ajudar a sistematizar e documentar a iniciativa. “Queremos fazer a nova emissão Nacional do Selo a partir de 2025. Essa iniciativa vai nos dar todos os elementos, as evidências que podem ajudar a garantir a inclusão de outros grupos populacionais mais vulneráveis”, explicou.

Benefícios da adesão ao selo

Ao fazer as atividades do Selo UNICEF Mais, o município receberá uma bonificação de três pontos no Selo Nacional. Em Roraima, os municípios que mais atingirem as metas receberão um duplo reconhecimento: O Selo UNICEF e ainda o Selo UNICEF Mais. A conquista demonstra o compromisso em favor das crianças e adolescentes refugiados, migrantes e indígenas.

Selo Unicef Município Aprovado

Desde 2009, Boa Vista vem recebendo este reconhecimento do UNICEF. Assim, já foram três selos conquistados nos ciclos 2009-2012, 2013-2016, 2017-2020. Dessa forma, a gestão trabalha para avançar ainda mais e receber o 4º selo no edição 2021-2024. Para isso, a prefeitura precisa alcançar as metas por meio de mobilizadores e articuladores que atuam nas estratégias da Assistência Social, Saúde e Educação.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

49 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago