Foto: Diane Sampaio/Semuc/PMBV
A Prefeitura de Boa Vista formou, nesta terça-feira, 21, a primeira turma do Curso de Pilotagem Ostensiva do Estado de Roraima (CPO). O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e marcou a conquista de 31 profissionais das forças de segurança, entre guardas civis de Boa Vista e Pacaraima, agentes de trânsito e policiais penais.
A cerimônia contou com uma demonstração prática dos participantes, em um trecho da avenida Capitão Júlio Bezerra, onde exibiram as habilidades adquiridas durante o curso. Além disso, o momento foi marcado pela entrega dos brevês (distintivos que representam conquistas, habilidades e especializações) e certificados, simbolizando o importante marco na formação dos profissionais.
Promovido pela SMST, o o curso de pilotagem foi muito além de um simples aprimoramento na condução de viaturas. Durante as aulas, os participantes enfrentaram tanto simulações quanto situações reais, incluindo então patrulhamentos e práticas de manobras defensivas, ostensivas e evasivas. Todo o aprendizado foi direcionado para garantir a máxima segurança, sempre priorizando a vida de pedestres e dos ocupantes das viaturas.
A comandante geral da Guarda Municipal, Cicera Mangabeira, se diz orgulhosa pela promoção e conclusão do primeiro CPO. “O curso era algo que todos esperavam com muita ansiedade e a gente sabia que o treinamento traria o preparo necessário para os servidores enfrentarem os desafios das ruas com mais habilidade e confiança”, destacou.
Entre os formandos, histórias de superação e determinação ganharam destaque. A guarda Emanuely Correia ingressou na corporação de Boa Vista em 2024 e atualmente faz parte do Grupo de Ações Motorizadas (GAM). Para ela, o treinamento foi essencial. “Aprendi técnicas importantes durante os cinco dias de curso. Sinto que estou mais preparado para enfrentar os desafios e fazer a diferença na segurança da nossa cidade”, contou.
Já a agente de trânsito Karolini de Alcântara relembrou sua trajetória e compartilhou o impacto do curso em sua vida profissional. “Foi uma experiência transformadora”, disse a profissional, relembrando que ingressou na Superintendência Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMTRAN) há duas décadas. O treinamento não apenas renovou suas habilidades, mas também reafirmou seu compromisso com a segurança da população.
“É a segunda vez que participo de um curso como este. A primeira foi durante a minha formação como agente de trânsito, há 20 anos. Com o tempo, percebemos o quanto é essencial nos atualizar e refazer esses treinamentos. Eles não apenas reforçam nosso conhecimento, mas também aperfeiçoam nosso trabalho no dia a dia”, destacou.
Fonte: Da Redação
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca