A Prefeitura de Boa Vista, promoveu na quarta-feira (16) uma ação social na Escola Municipal José Davi Feitosa Neto, região do Murupu, na zona rural.
A ação foi em alusão à campanha “Agosto Lilás”, que mobiliza a sociedade na luta pelo fim da violência contra a mulher, o evento levou serviços gratuitos de saúde, segurança e lazer aos moradores da região.
O contou com palestras e rodas de conversa sobre violência doméstica. Quem ministrou foi a Patrulha Maria da Penha e servidoras do CREAS Centro. O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), destacou que a gestão tem o compromisso em levar cidadania e sensibilizar a sociedade sobre um tema tão relevante como o “Agosto Lilás”.
“Estamos com atividades na área urbana e na zona rural da cidade para alcançar toda a população. Juntos vamos combater a violência contra as mulheres. Mobilizamos as equipes das secretarias de saúde, gestão social, educação e segurança para imunizar, informar e até brincar com as crianças. Dessa forma, orientamos, sensibilizamos e cuidamos das pessoas em um só lugar”, explicou o prefeito.
Integrante da Patrulha Maria da Penha, a guarda civil Jessyka Pereira acredita que eventos de sensibilização envolvem famílias inteiras. “Esse momento foi muito gratificante. Nós alcançamos mulheres, homens e adolescentes. É preciso falar sobre esse assunto com todas as pessoas, pois violência doméstica não é somente o problema das mulheres, mas de toda sociedade”, afirmou.
A agricultora Alcira Paz foi ao evento para se informar mais sobre o assunto e tirar dúvidas. “Foi um dia diferente e especial para mim. Nos orientaram sobre os serviços especializados da rede de atendimento à mulher vítima de violência e os canais de denúncia que existem”, contou.
Além dos serviços, outras atrações fizeram parte da programação do evento. O Canil da Guarda Municipal, por exemplo, fez uma exposição dos cães para os pequenos, que se divertiram bastante. A criançada ainda aproveitou o espaço lúdico preparado pela Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) com jogos educativos.
A dona de casa Ana Paula Ortino, moradora da vicinal 7, no PA Nova Amazônia, levou o filho para as atividades, mas também atualizou o cartão de vacina do menino para atender às condicionalidades do programa Bolsa Família.
“Meu filho tem 12 anos e estava com a caderneta de vacina desatualizada. Durante essa ação social da prefeitura, conseguimos a imunização contra a influenza e a covid-19. Eu não tenho transporte para ir à cidade e por isso agradeço a iniciativa da prefeitura em trazer os serviços para nós”, disse.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 118 pessoas da comunidade foram vacinadas e 280 doses de vacinas aplicadas. Além disso, 23 crianças receberam suplementação de vitamina A e mais 50 famílias fizeram a pesagem para atualização de cadastro no Bolsa Família. A emissão de cartão do SUS beneficiou 20 pessoas da região
Por fim, a Campanha Agosto Lilás acontece anualmente para mobilizar a sociedade na luta pelo fim da violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha completou 17 anos neste mês e, para enfatizar a importância desta causa em Boa Vista, ações como blitz educativas, rodas de conversa, caminhadas, Corrida Patrulha Maria da Penha, encontros e ações sociais estão acontecendo na capital. No início do mês, o Mirante Edileusa Lóz foi iluminado na cor Lilás, simbolizando respeito e cuidado com as mulheres.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido