Cidades

Prefeitura de Boa Vista reforça fiscalização e combate a receptação de materiais furtados de espaços públicos

Como forma de combater o comércio ilegal de sucatas, a Prefeitura de Boa Vista promoveu na manhã desta quinta-feira, 3, uma operação conjunta em ferros-velhos e depósitos clandestinos no município. O objetivo da ação, que seguirá de forma rotineira, é identificar a origem de materiais ilegais e, desse modo, coibir a receptação de produtos furtados de espaços públicos, como praças, escolas e prédios municipais.

A operação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, envolvendo também a Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a  Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) e a Polícia Civil de Roraima.

O primeiro ponto fiscalizado foi um ferro-velho localizado no bairro Araceli Souto Maior. No local, os agentes encontraram materiais sem origem comprovada pelo proprietário, bem como a falta de alvará para o funcionamento do negócio. Os órgãos envolvidos tomaram todas as providências necessárias diante das irregularidades. O subcomandante geral da Guarda Civil Municipal, inspetor Lázaro Lima, apontou que os produtos furtados geram prejuízo não só aos cofres públicos.

“Grande parte desses materiais são furtados em praças, escolas e até unidades de saúde. Então, a gente entende isso prejudica, principalmente, a população que usufrui desses espaços e dos atendimentos realizados neles. São fios de cobre, fiação, cabos de alumínio, tampas de bueiro, grades e outros tipos de metais”, afirmou.

Trabalhando mais, cuidando melhor

O secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, inspetor Wilson Silva, reforçou que a ação integrada fortalece os entes e também vai trazer mais segurança para a população, conforme o seu andamento.

“Todos os órgãos envolvidos na operação compreendem a situação como um todo, cada um na sua esfera, o que agiliza o procedimento. Aqui detectamos materiais coletados de maneira irregular e a força policial já está agindo em flagrante”, explicou.

Nos próximos dias, a ação seguirá em diversos bairros de Boa Vista. Assim, a iniciativa vai garantir que estabelecimentos sigam as normas exigidas e evitar a venda de materiais de origem ilegal. Além disso, a população pode colaborar denunciando práticas suspeitas pela Central 156 ou pelo 190.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

20 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

29 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

40 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago