Prefeitura de Boa Vista reforça importância da vacinação contra a poliomielite

Prevenção da paralisia infantil se dá por meio da vacinação; todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas conforme esquema vacinal

Prefeitura de Boa Vista reforça importância da vacinação contra a poliomielite
Vacinação – Foto: Divulgação PMBV

A Prefeitura de Boa Vista está reforçando a importância da vacinação contra a poliomielite. Nesta segunda-feira, (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate a doença. Dessa forma, os responsáveis devem buscar a sala de vacina mais próxima para regularização do cartão de vacina.

Assim para saber os locais das vacinas é só clicar aqui ou ir até o site da prefeitura e consultar a lista com o nome das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e suas salas de vacina.

A secretária municipal de Saúde, Regiane Matos ressaltou a importância da campanha.

“É fundamental manter o calendário vacinal da criança em dia para prevenir a paralisia infantil. Pais e responsáveis devem se atentar sempre para essa situação. O município possui 31 salas de vacinas que disponibilizam as doses”.

O que é poliomielite

A poliomielite também chamada pólio ou paralisia infantil. É uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas.

Assim, a prevenção se dá por meio da vacinação. Logo, todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação. Além da campanha nacional que ocorre de forma anual.

Dessa forma, os sintomas podem ser: febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, prisão de ventre, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Do mesmo modo a doença tem sequelas. normalmente são motoras e não tem cura. No entanto, não existe tratamento especifico da doença. Todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, recebendo tratamento dos sintomas.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x