Com a implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) nacional prevista para começar no dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento, Finanças e Tecnologia da Informação (Smpofti) oferecerá suporte por meio de atendimento presencial, dedicado ao esclarecimento de dúvidas e orientações, para os contribuintes de Boa Vista se adaptarem ao novo sistema.
Para garantir que todos os prestadores de serviço consigam fazer a transição de forma segura e sem dificuldades, ocorrerá assim, atendimento presencial especializado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Sala do Empreendedor, localizada na sede da secretaria, na rua Coronel Pinto, 188, Centro.
Por fim, a mudança ocorrerá em etapas: sociedades uniprofissionais autônomos passam a emitir a NFS-e a partir de 1º de dezembro de 2025. Já microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e demais prestadores, incluindo os optantes pelo Simples Nacional, iniciam a emissão obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2026.
Além disso, a Prefeitura mantém diálogo com entidades da classe contábil. Nesta última terça, 25, representantes da Smpofti se reuniram com membros do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), para alinhamento e capacitação dos profissionais que auxiliarão os contribuintes.
Do mesmo modo, o secretário adjunto da Smpofti, Vivaldo Araújo, reforçou que a adoção do padrão nacional representa um avanço expressivo na modernização dos serviços municipais.“A Nota Fiscal de Serviços eletrônica nacional traz praticidade, transparência e padronização. É mais simples para o contribuinte, reduz erros e agiliza todo o processo de emissão. É um ganho para quem presta serviço e para quem acompanha as informações fiscais”, disse.
Vivaldo também destacou também, o compromisso da secretaria em oferecer então, o suporte contínuo. “A Smpofti estará à disposição para orientar cada prestador de serviço durante toda a implantação. Sabemos que mudanças tecnológicas exigem adaptação e nosso papel é garantir que todos tenham suporte, atendimento humanizado e um processo de migração tranquilo”, falou.
Os contribuintes poderão acessar o sistema de duas formas:
1. Certificado digital
2. Acesso via gov.br
Alternativa ao certificado, desde que o prestador tenha:
Por fim, o acesso ao portal www.gov.br/nfse facilita a adesão, especialmente para prestadores que não possuem certificado digital. Além disso, os manuais e orientações oficiais sobre o uso da plataforma também estão disponíveis na página.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos