Cidades

Prefeitura implanta nova galeria e intensifica limpeza na rede de drenagem em toda cidade

Uma obra que vai transformar mais um trecho do bairro Nova Cidade e dar mais qualidade de vida aos moradores começou esta semana. Em breve, a rua São Luíz, antes tomada pelo mato e acúmulo de água durante a temporada de chuvas terá uma galeria tripla, de 10 metros e então será nova rota de trânsito.

Moradora do local há mais de 13 anos, a empregada doméstica Marlene Cordeiro conta que esperava há muito tempo por essa mudança. Conforme ela, além dos problemas relacionados ao alagamento, também havia a questão da insegurança no local.

“A água nunca chegou a invadir, mas ficava bem próxima da porta da minha casa. Outro problema, é que o mato era bem alto e causava transtorno e insegurança para os moradores. Estou muito feliz e grata à Prefeitura. Agora me sinto mais segura de morar aqui”, disse.

O secretário de Serviços Públicos, Cláudio Galvão, explicou que a obra ainda terá outra etapa. “Terminando a galeria, esse trecho será asfaltado. Desta forma, vamos garantir mais segurança para quem precisa fazer esse trajeto e passava pelo local mesmo sem haver a infraestrutura adequada. E ainda, melhorar a qualidade para quem precisava percorrer um caminho mais longo”, afirmou.

Obras por toda parte

A previsão para os próximos quatro meses é de chuvas. Mas antes mesmo desse período começar, a Prefeitura de Boa Vista já vem se preparando e executando um trabalho intenso e contínuo de cuidado com a cidade, para garantir o correto escoamento das águas da chuva.

Além da limpeza de bocas de lobo, valas, bem como de canais. A Prefeitura também construiu galerias em vários bairros e na zona rural.

Raiar do Sol, Equatorial, Profª. Araceli Souto Maior/Centenário, Jardim Tropical/Jóquei Clube, Asa Branca/Cinturão Verde, Mecejana, Dr. Silvio Botelho, Alvorada, assim como Canarinho foram os primeiros contemplados com a implantação de galerias. Além da área urbana, as regiões do Água Boa, Bom Intento e Murupu, na zona rural também receberam obras.

Patrulha da chuva

Um dos principais causadores dos alagamentos na cidade é o lixo descartado de forma irregular. Embalagens de alimentos, bebidas, sacolas plásticas, resíduos de capina e poda, deixados em frente as casas, acabam sendo arrastados até os canais do sistema de drenagem e impedem que a água faça o curso natural.

Manter esses lugares sempre limpos é o desafio da Patrulha da Chuva. As equipes montam uma verdadeira força tarefa e seguem um cronograma que atende todos os bairros o ano inteiro. Serviços como limpeza de bocas de lobo, canais e valas têm o trabalho intensificado durante o período chuvoso. E a população pode solicitar esses serviços por meio da Central de Atendimento 156.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

IFRR oferta 180 vagas para Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Línguas Indígenas

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro

16 minutos ago

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

1 hora ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

3 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago