A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta quarta-feira (26) a coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A coleta ocorreu em quatro pontos itinerantes na zona Rural do município. De acordo com o Executivo, a ação, que é feita anualmente, segue até a próxima sexta-feira (28).
Assim, o primeiro ponto de recolhimento foi na manhã desta quarta-feira, no entroncamento da vicinal 7, estrada do Taiano, que fica localizado no Pólo 1 do PA Nova Amazônia.
Por outro lado, pelo horário da tarde, os produtores entregaram os materiais na Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar (ASSTRF), que fica na Vicinal 1 do PA Nova Amazônia 1.
José Barros é produtor rural há 20 anos na região do PA Nova Amazônia. Assim, ele produz melancias e as comercializa para a zona urbana da cidade e também para Manaus-AM. Dessa forma, para a produção, ele utiliza defensivos biológicos e, quando necessário, químicos para o controle de pragas e doenças.
“É a terceira vez que entrego essas embalagens. E o melhor que o recolhimento é perto da minha propriedade. Este é um excelente trabalho que a Prefeitura realiza por nós produtores”, disse.
Balanço
A campanha é promovida por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). A primeira edição ocorreu em 2020, com o recolhimento de 405 embalagens. Enquanto em 2021, foram mais de 2 mil. Conforme a Prefeitura, para esse ano, a estimativa é recolher 15% a mais.
Em todo o estado, somente a capital faz parte do sistema “Campo Limpo”. Esta é uma ação conjunta com Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), bem como a Associação das Revendas de Agroquímicos do Estado de Roraima (ARAERR).
De acordo o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, a coleta facilita para que o agricultor não tenha que se deslocar até a cidade.
“Nosso objetivo é evitar também a contaminação do lençol freático, cursos de água, animais e até moradores com resíduos destas embalagens”, disse.
“Para onde vai?”
Conforme a supervisora do Inpev, Edilene Araújo, as embalagens são recolhidas e levadas para fazer a destinação adequada de reciclagem ou incineração com parceiros em determinadas regiões do país.
“A partir do momento em que o produtor faz a compra do produto, ele tem o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens previsto em legislação federal e caso não cumpra, é passível de penalidades que são feitas pelos órgãos de fiscalização ambiental”, destacou.
Confira os pontos de coleta
Dia 27/10
Horário: das 9h às 16h
Local: Associação dos produtores Rurais do Passarão, Rodovia-RR-319 km50
Dia 28/10
Horário: 9h às 16h
Local: CDT – Centro de Difusão Tecnológica RR-321 km05 – Bom Intento
Fonte: Da Redação