Cidades

Prefeitura inicia obras para solucionar 43º ponto crítico de alagamento em Boa Vista

Mesmo antes do início do período chuvoso, previsto para o mês de abril, a Prefeitura de Boa Vista segue se antecipando com obras preventivas. Nesta semana, o município avança na eliminação do 43º ponto crítico de alagamento, com a implantação de 1 mil metros de sistema de drenagem na rua Paraná, bairro dos Estados.

O prefeito Arthur Henrique destacou então que a intervenção faz parte do pacote de obras lançado no semestre passado, com foco na prevenção aos alagamentos e na melhoria da qualidade de vida dos moradores.

“Estamos iniciando a eliminação do 43º ponto crítico de alagamento de Boa Vista. São obras que começam de imediato e vão resolver definitivamente os problemas enfrentados pelos moradores do bairro dos Estados.

Dessa forma, a obra precisa cruzar todo o bairro, mas ao final dos trabalhos, assim, a Prefeitura fará um amplo serviço de recapeamento e urbanização, com calçadas, sarjetas, meio-fio e sinalização de trânsito, valorizando ainda mais os imóveis da região”, afirmou o prefeito.

Obras garantem mais mobilidade e segurança no período chuvoso

Dessa forma, a obra prevê a instalação de 100 “bocas de lobo” nos cruzamentos, ampliando significativamente a capacidade de captação e escoamento das águas pluviais até o deságue final.

Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Obras (SMO) e abrangem trechos de oito vias: ruas Amapá, Acre, Rondônia, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pará e a Avenida São Paulo. Além disso, o trabalho começou pela rua Paraná e seguirá por toda a região, ligando a Praça Chico do Carneiro à Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Moradores celebram os investimentos

A aposentada Ione Aguiar, de 75 anos, moradora do bairro dos Estados há 40 anos, acompanha de perto os trabalhos e comemora a mudança. “Ver essas máquinas trabalhando na minha rua é sinal de progresso. Nos tempos de chuva, o alagamento era um problema constante. Agora, tenho certeza de que isso vai acabar”, disse.

O aposentado Ivo Peres, de 61 anos, que mora no Centro da cidade e utiliza a região para caminhadas, também elogiou a iniciativa da prefeitura. “Essa obra é um espetáculo. Essa melhoria vai beneficiar quem mora aqui e quem passa pela região. Boa Vista é uma cidade plana e precisa mesmo dessas obras de drenagem. A prefeitura está de parabéns”, ressaltou.

Planejamento que reduz transtornos causados pelas chuvas

Com planejamento técnico e ações contínuas, Boa Vista já solucionou pontos críticos de alagamento em 25 bairros, priorizando áreas mais afetadas durante o período chuvoso.

Bairros contemplados

Por fim, os bairros contemplados com a implantação do sistema de drenagem são: Asa Branca, Bairro dos Estados, Bela Vista, Caçari, Caranã, Centenário, Centro, Cidade Satélite, Doutor Silvio Leite, Equatorial, Jardim Primavera, Jóquei Clube, Liberdade, Mecejana, Operário, Paraviana, Professora Aracelis Souto Maior, Santa Tereza, São Francisco, São Vicente, Senador Hélio Campos, Tancredo Neves, União, 13 de Setembro e 31 de Março.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Justiça mantém prisão de capitão da PM e empresário detidos pela PF após saque de R$ 150 mil

Os presos eram monitorados por investigação de crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa

9 horas ago

Neurociência explica por que a gratidão melhora a saúde mental

Sentir e praticar a gratidão ativa circuitos neurais que promovem bem-estar e reduzem o estresse

11 horas ago

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

Beneficio será gratuito para a carteira digital

12 horas ago

Operação Catrimani II realiza transporte aéreo de telhas para reestruturação de unidade de saúde em Terra Indígena Yanomami

Foram mais de duas toneladas de telhas de fibrocimento da Base Aérea de Boa Vista…

12 horas ago

Casamento é anulado por causa de discurso gerado por IA

Cerimônia civil na Holanda perdeu validade devido a falha legal em votos produzidos por ferramenta…

12 horas ago

Sancionadas normas para emissão de carteira profissional de radialista

Emitida pelo Ministério do Trabalho, a carteira profissional será válida em todo o país

13 horas ago