Foto: Divulgação Semuc
A Prefeitura de Boa Vista está promovendo o 1º Simpósio Municipal em Segurança do Paciente e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia. A iniciativa é essencial para fortalecer as práticas de cuidado nos serviços de assistência médica em Boa Vista.
Reunindo profissionais, gestores e especialistas da área, o evento promove debates, troca de experiências e atualização sobre estratégias eficazes para prevenção a infecções. O objetivo é garantir um atendimento de qualidade. Segundo o secretário de saúde, Marcelo Zeitoune, a segurança do paciente é uma preocupação da Prefeitura de Boa Vista.
“Estamos implantando no Hospital da Criança o núcleo de cuidados ao paciente. São iniciativas como essa que visam minimizar erros, pois a saúde é feita por pessoas, além de garantir que os protocolos da OMS [Organização Mundial da Saúde] sejam cumpridos. Este simpósio é mais uma ferramenta para garantirmos que nossos profissionais estejam sempre preparados”, disse.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e discussões técnicas que reforçam o compromisso com a humanização, a vigilância sanitária e a promoção da cultura de segurança em todas as unidades de saúde do município. Nonata Valente, gerente do Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama, afirma que o simpósio traz luz a protocolos estabelecidos para todos que atuam na área.
“Entendemos que não dá para fazer atendimento de saúde com qualidade ‘dentro de caixinhas’. Precisamos que todos falem a mesma língua, que os protocolos sejam reconhecidos por todos, para que tudo o que foi planejado flua em sintonia. Essa sincronicidade precisa acontecer desde a entrada na unidade, passando por quem faz a higienização, pelo profissional do atendimento, até quem gerencia”, destacou.
Para fortalecer a segurança do paciente nas instituições de saúde, especialmente no que se refere à prevenção e controle de infecções, a gestão municipal investe constantemente em capacitação. Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU-BV), Lucivaldo Barroso, os protocolos adotados pelos socorristas são minuciosos.
“A segurança do paciente passa pela educação permanente do profissional. No atendimento pré-hospitalar, que é o nosso caso, estamos em movimento com o paciente, não só na rua, mas também dentro da ambulância. Precisamos ficar atentos e ter precauções básicas, como, por exemplo, algum objeto cair no paciente. São algumas medidas que o profissional não precisa ter dentro do hospital, mas o socorrista, sim”, apontou.
Fonte: Da Redação
Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…
Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…
Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais