Cidades

Prefeitura realiza evento sobre combate do assédio moral e sexual com servidoras municipais

Servidoras municipais participaram nesta terça-feira (27) do evento “Encontro com Elas”, promovido pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

“A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG), tem promovido eventos, treinamentos e capacitações a respeito de temas importantes que tragam esse cuidado e acolhimento aos servidores municipais. No mês de enfrentamento à violência contra mulheres não poderia ser diferente”, disse a secretária adjunta da SMAG, Glória Maria Souto Maior.

Direito das Mulheres

Evento contou com palestras sobre direito das mulheres e abordagem comportamental – Foto: Divulgação/PMBV

Na ocasião, elas aprenderam sobre “Assédio Moral e Sexual no Trabalho” com palestras da advogada Patrízia Rocha e da ativista dos direitos das mulheres, Carol Queiroz.

Patrízia Rocha comentou sobre os tipos de assédio e explicou como eles ocorrem. Ela ainda falou sobre os danos sofridos pelas mulheres vítimas, como problemas psicológicos, físicos, sociais e profissionais.

“Eu trouxe os pontos mais importantes para que elas possam identificar o assédio moral e o sexual. O sexual talvez seja mais evidente e o moral seja um pouco mais sutil. Então, tem gente que pode estar passando por assédio e não tem conhecimento. As estatísticas mostram que as mulheres são, de fato, o público mais atingido por esses assédios. Mas elas também têm tido a iniciativa de buscar o poder judiciário para ter proteção e reparação”, contou a advogada.

Abordagem comportamental

Por sua vez, Carol Queiroz trabalhou com a abordagem comportamental. Para ela, estar ciente da sua identidade, com segurança e confiança são fundamentais para todas as mulheres.

“Quando a gente tem certeza de quem a gente é, não temos medo de impor limites, de nos posicionarmos e escolhemos cada dia sermos pessoas melhores”, explicou a fisioterapeuta.

Evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) – Foto: Divulgação/PMBV

Uma das servidoras que assistiu as palestras foi a enfermeira Nonata Valente, e para ela o evento foi “espetacular”. “Agosto é um mês importante que fala de violência de uma forma geral, mas eu acho interessante quando você traz a abordagem de violências praticadas de forma silenciosa dentro do ambiente de trabalho, porque faz com que a gente consiga ter segurança para trabalhar e aí se estabelece aquilo que toda mulher precisa para produzir, que é respeito”, destacou.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

15 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

15 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

16 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

16 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

19 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

20 horas ago