Cidades

Prefeitura reforça vacinação em Boa Vista e alerta para doenças no período chuvoso

As vacinas são fundamentais para prevenir surtos, epidemias e diversas complicações de saúde pública. Com base nisso, a Prefeitura de Boa Vista reforçou o alerta à população: manter a caderneta de vacinação atualizada é essencial, especialmente entre crianças menores de 2 anos. Atualmente, a cobertura vacinal infantil no município é de apenas 65%.

O superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Paulo Linhares, destacou que a proteção pelos imunizantes é um dos pilares das políticas públicas de saúde.

A Prefeitura segue promovendo ações constantes para ampliar o acesso das famílias à vacinação. Basta procurar uma UBS com a caderneta em mãos, seguir as orientações dos profissionais e acompanhar as campanhas”, reforçou.

Redução na circulação do vírus

Além de proteger cada indivíduo vacinado, os imunizantes ajudam a reduzir a circulação de vírus e bactérias, garantindo a chamada imunidade coletiva. Durante o período chuvoso, esse cuidado se torna ainda mais urgente, já que síndromes respiratórias atingem principalmente crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

O Ministério da Saúde aponta que o aumento da umidade e da temperatura, somado às chuvas, favorece a proliferação de vetores como o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, a tendência de maior aglomeração em locais fechados contribui para a disseminação de doenças respiratórias e diarreicas.

O levantamento

Recentemente, um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Unicef colocou o Brasil novamente entre os países com maior número de crianças não vacinadas. Diante desse cenário, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde intensificaram as estratégias de conscientização, especialmente com foco no público infantil.

Para alcançar mais moradores, a Prefeitura de Boa Vista tem apostado também em ações “extramuros”. As equipes de vacinação estão presentes em escolas, shoppings, supermercados, praças, parques, terminais de ônibus e em eventos públicos como o Boa Vista Junina, Mormaço Cultural, AgroBV e Prefeitura Com Você.

Essas iniciativas buscam facilitar o acesso da população às vacinas e garantir a proteção coletiva. A recomendação segue firme: atualize a caderneta de vacinação e ajude então, a evitar que doenças já conhecidas voltem a colocar vidas em risco.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer no país

Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras

57 minutos ago

Senador diz que vai acionar Conselho de Ética contra Hiran

Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…

2 horas ago

Mais de 250 mil roraimenses estão endividados, mostra Serasa

Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…

3 horas ago

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

3 horas ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

4 horas ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

4 horas ago