Cidades

PRF doa brinquedos e livros para crianças internadas no Hospital Santo Antônio

Tem coisa melhor do que começar o dia ganhando presente? Ainda mais se for ao som de clássicos infantis como “Cai, cai, balão” e “Galinha Pintadinha”. Nesta quinta-feira (24) as crianças internadas nos Blocos F, G, H e I do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) receberam não só brinquedos e livros, mas também muito carinho.

Foi uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil”, que acontece em todo o Brasil em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23 de novembro). A distribuição acontece desde 2014, mas teve uma pausa nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19.

De acordo com o PRF Isaías Magalhães, essa é uma ação que geralmente é feita em parceria com hospitais que tratam câncer infantil. “Apesar de Roraima não ter um hospital específico, nós temos o Hospital da Criança, com muitas crianças debilitadas internadas. Por isso, estamos fazendo a entrega de brinquedos e livros, além de trazer música. As crianças gostam muito dos policiais, em especial da PRF”, contou.

Isaías disse ainda que outras instituições souberam da ação e quiseram participar, mas não havia estrutura para atender a todos. Isso porque todos os brinquedos doados são fruto de uma campanha de arrecadação que se iniciou nas redes sociais.

“Conseguimos mais de 100 brinquedos, só de doações da sociedade e algumas instituições. Eles vão para as mãos de crianças que estão internadas e, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade. Esses brinquedos acabam fazendo toda a diferença”, ressaltou.

Alegria que emociona

A Maria José Sobral é enfermeira do Hospital Santo Antônio há 22 anos e ficou tão emocionada com a ação que até chorou. “Em todos esses anos, nunca vivenciei um momento como esse. Fico muito feliz em ver que os policiais tiraram um tempo para vir até aqui. O dia já começou com alegria e até o nosso trabalho flui melhor. É um momento de felicidade e descontração para todos, para as crianças e para os servidores”, destacou.

Para a diretora-geral do HCSA, Francinete Rodrigues, esse foi um momento muito especial. “Recebemos com alegria a proposta da PRF e desejamos que essa parceria se perpetue. A gente sabe que o ambiente hospitalar é um local que muitas vezes é difícil de estar. Mas hoje, essa visita fez muitas crianças felizes”.

Tamara Machado, mãe do Pedro Miguel de 8 anos, acompanha o filho que está internado há uma semana. “Desde que chegamos aqui no HCSA, fomos bem recebidos. A cirurgia foi rápida e a recuperação tem sido boa. Nessa idade as crianças são mais ativas e ele acaba ficando triste por estar o tempo todo em uma cama. Mas, hoje, foi diferente. O dia começou com alegria e melhorou até o ânimo”, disse.

O mesmo sentimento teve Suelani Sousa Nascimento. Ela mora em Mucajaí, mas deve passar um período no HCSA acompanhando o filho que passou por uma recente cirurgia na barriga. “Começar o dia com esse clima animado fez toda a diferença. Assim que viu os policiais entrando pela porta, cantando e tocando, meu filho ficou muito feliz”, contou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Forças Armadas destroem 1ª pista de pouso usada por garimpo ilegal dentro da Terra Yanomami

Operação aconteceu na região de Surucucu. Além dessa pista, outras 44 já foram destruídas, entre…

48 minutos ago

Ministério Público emite recomendação às prefeituras de Baliza, Caroebe e São Luiz para coibir doações em período eleitoral

É vedada a distribuição de bens, valores ou serviços pela administração pública no ano da…

2 horas ago

Eleições 2024: confira os temas proibidos na propaganda eleitoral

Candidatos devem estar atentos aos tópicos vedados na propaganda

4 horas ago

Sine oferta 89 vagas de emprego para Roraima nesta sexta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

17 horas ago