Cidades

Primeira Infância: ex-prefeita Teresa Surita lança livro sobre políticas públicas para crianças

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), lança nesta terça-feira (17) às 17h, no Teatro Municipal de Boa Vista o livro “A Primeira Infância é para Sempre”.

No livro, Teresa usa a sua experiência de cinco mandatos à frente da Prefeitura de Boa Vista para mostrar a gestores públicos como é possível implantar uma política pública capaz de ajudar as crianças a se desenvolverem melhor, na família, na escola e na vida.

A política integrada e intersetorializada para crianças de 0 a 6 anos, implantada em suas duas gestões, transformou Boa Vista na Capital da Primeira Infância. Uma referência nacional e internacional sobre o tema.

“Muita gente, do Brasil e de outros países, vem nos visitar para conhecer nossa política integrada para a primeira infância. Muitos perguntavam se havia algo escrito sobre nossas ações e serviços, mas tudo foi construído enquanto caminhávamos. Só agora, com o trabalho consolidado, pudemos ter tempo para registrar tudo e compartilhar”, afirmou.

O guia mostra, de forma didática, o passo-a-passo da construção da política pública. Assim, a leitura pode estimular mais gestores públicos e facilitar seus caminhos na criação de ações e serviços públicos em favor dos pequenos. 

“Sempre me pautei pela ciência, e a ciência implica transmitir o conhecimento que alcançamos. Não tínhamos um modelo nem exemplos a seguir, mas agora podemos oferecer essas sugestões aos gestores públicos que, como eu, priorizam o desenvolvimento integral das crianças”, explica Teresa.

Família que Acolhe

Em 2013, amparada pelo Marco Legal da Primeira Infância, Teresa Surita criou o programa Família Que Acolhe (FQA). Uma política pública específica para cuidar das crianças.

Com sede num dos bairros mais populosos de Boa Vista, inicialmente o FQA executou um trabalho de mapeamento das famílias. Dessa forma, as equipes da prefeitura fizeram cadastros e inscrições para a participação das atividades, capacitações e encontros entre pais e profissionais de saúde, educação, social e áreas essenciais para o desenvolvimento saudável da criança.

Além disso, o programa oferece incentivos com a entrega de enxovais, berços, leite, bem como outras assistências às famílias com maior vulnerabilidade social. 

Dentre os serviços oferecidos estão a Universidade do Bebê (oficinas voltadas aos cuidados com a gestante e a criança), atendimentos médicos, acompanhamento da gravidez e entrega do Leite da Família.

As beneficiárias recebem um calendário com toda a programação das atividades para o ano. Em tempos de pandemia, os serviços continuaram de forma on-line, com interação entre os profissionais e as famílias.

Primeira Infância na saúde, educação e no lazer

Praças, escolas, bem como postos de saúde passaram a receber investimentos com olhar voltado para as crianças. Por outro lado, a cidade passou a ser construída sob o olhar infantil, com investimentos em praças e equipamentos públicos específicos para a primeira infância.

Além disso, os abrigos de ônibus receberam temas infantis. Escolas, postos de saúde, dentre outros locais de uso comum passaram a ser espaços preparados para oferecer um momento de aprendizagem, diversão e interação entre pais e filhos.

As Selvinhas Amazônicas, compostas por animais típicos da fauna de Roraima em formato gigante, também são uma forma do contribuir com o desenvolvimento na primeira infância.

Os animais têm escorregadores, túneis, paredes de escalada entre outros brinquedos, que fazem com que a criança brinque ao mesmo tempo em que toma decisões importantes, estimula a criatividade.

Em Boa Vista, a maior Selvinha Amazônica está no Parque do Rio Branco, com mais de 7 mil metros quadrados, e vários animais típicos, árvore, plantas e brinquedos com áreas secas e molhadas.

Prêmios nacionais e internacionais

Desde a criação das políticas públicas voltadas para o cuidado com a primeira infância, o programa Família Que Acolhe (FQA) e os investimentos em Boa Vista renderam prêmios nacionais e reconhecimento internacional.

Teresa Surita, então prefeita de Boa Vista, foi a vencedora do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq.

Boa Vista venceu na categoria Boas Práticas, com FQA. A iniciativa reconheceu os gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Em 2019, o projeto conquistou o 2º lugar do Prêmio de Boas Práticas para a Primeira Infância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O “Família que Acolhe” integra ações nas áreas de saúde, assistência social e educação, por exemplo.

Outras premiações:

  • Prêmio Inovação em Gestão Pública
  • Prêmio de Qualidade na Educação Infantil
  • Prêmio Geração da Paz
  • Prêmio Gestão Pública e Cidadania
  • Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Ministério da Agricultura divulga lista de 12 marcas de azeites impróprias para consumo

Análises mostraram a presença de outros óleos vegetais misturados, o que pode comprometer a segurança…

4 minutos ago

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro

2 horas ago

Pela primeira vez, espetáculo roraimense vai compor programação do Festival Palco Giratório, em Porto Alegre

Grupo Locômbia Teatro Andanças apresenta espetáculo 'Mar Acá' no dia 9 de novembro

4 horas ago

Reconhecimento facial de apostadores entra em fase de testes

A partir de janeiro, medida será obrigatória para bets legalizadas

5 horas ago

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

Contribuinte que não resolver pendências será excluído do regime

6 horas ago