Cidades

Primeira Infância: ex-prefeita Teresa Surita lança livro sobre políticas públicas para crianças

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), lança nesta terça-feira (17) às 17h, no Teatro Municipal de Boa Vista o livro “A Primeira Infância é para Sempre”.

No livro, Teresa usa a sua experiência de cinco mandatos à frente da Prefeitura de Boa Vista para mostrar a gestores públicos como é possível implantar uma política pública capaz de ajudar as crianças a se desenvolverem melhor, na família, na escola e na vida.

A política integrada e intersetorializada para crianças de 0 a 6 anos, implantada em suas duas gestões, transformou Boa Vista na Capital da Primeira Infância. Uma referência nacional e internacional sobre o tema.

“Muita gente, do Brasil e de outros países, vem nos visitar para conhecer nossa política integrada para a primeira infância. Muitos perguntavam se havia algo escrito sobre nossas ações e serviços, mas tudo foi construído enquanto caminhávamos. Só agora, com o trabalho consolidado, pudemos ter tempo para registrar tudo e compartilhar”, afirmou.

O guia mostra, de forma didática, o passo-a-passo da construção da política pública. Assim, a leitura pode estimular mais gestores públicos e facilitar seus caminhos na criação de ações e serviços públicos em favor dos pequenos. 

“Sempre me pautei pela ciência, e a ciência implica transmitir o conhecimento que alcançamos. Não tínhamos um modelo nem exemplos a seguir, mas agora podemos oferecer essas sugestões aos gestores públicos que, como eu, priorizam o desenvolvimento integral das crianças”, explica Teresa.

Família que Acolhe

Em 2013, amparada pelo Marco Legal da Primeira Infância, Teresa Surita criou o programa Família Que Acolhe (FQA). Uma política pública específica para cuidar das crianças.

Com sede num dos bairros mais populosos de Boa Vista, inicialmente o FQA executou um trabalho de mapeamento das famílias. Dessa forma, as equipes da prefeitura fizeram cadastros e inscrições para a participação das atividades, capacitações e encontros entre pais e profissionais de saúde, educação, social e áreas essenciais para o desenvolvimento saudável da criança.

Além disso, o programa oferece incentivos com a entrega de enxovais, berços, leite, bem como outras assistências às famílias com maior vulnerabilidade social. 

Dentre os serviços oferecidos estão a Universidade do Bebê (oficinas voltadas aos cuidados com a gestante e a criança), atendimentos médicos, acompanhamento da gravidez e entrega do Leite da Família.

As beneficiárias recebem um calendário com toda a programação das atividades para o ano. Em tempos de pandemia, os serviços continuaram de forma on-line, com interação entre os profissionais e as famílias.

Primeira Infância na saúde, educação e no lazer

Praças, escolas, bem como postos de saúde passaram a receber investimentos com olhar voltado para as crianças. Por outro lado, a cidade passou a ser construída sob o olhar infantil, com investimentos em praças e equipamentos públicos específicos para a primeira infância.

Além disso, os abrigos de ônibus receberam temas infantis. Escolas, postos de saúde, dentre outros locais de uso comum passaram a ser espaços preparados para oferecer um momento de aprendizagem, diversão e interação entre pais e filhos.

As Selvinhas Amazônicas, compostas por animais típicos da fauna de Roraima em formato gigante, também são uma forma do contribuir com o desenvolvimento na primeira infância.

Os animais têm escorregadores, túneis, paredes de escalada entre outros brinquedos, que fazem com que a criança brinque ao mesmo tempo em que toma decisões importantes, estimula a criatividade.

Em Boa Vista, a maior Selvinha Amazônica está no Parque do Rio Branco, com mais de 7 mil metros quadrados, e vários animais típicos, árvore, plantas e brinquedos com áreas secas e molhadas.

Prêmios nacionais e internacionais

Desde a criação das políticas públicas voltadas para o cuidado com a primeira infância, o programa Família Que Acolhe (FQA) e os investimentos em Boa Vista renderam prêmios nacionais e reconhecimento internacional.

Teresa Surita, então prefeita de Boa Vista, foi a vencedora do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq.

Boa Vista venceu na categoria Boas Práticas, com FQA. A iniciativa reconheceu os gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Em 2019, o projeto conquistou o 2º lugar do Prêmio de Boas Práticas para a Primeira Infância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O “Família que Acolhe” integra ações nas áreas de saúde, assistência social e educação, por exemplo.

Outras premiações:

  • Prêmio Inovação em Gestão Pública
  • Prêmio de Qualidade na Educação Infantil
  • Prêmio Geração da Paz
  • Prêmio Gestão Pública e Cidadania
  • Prêmio Cidades Sustentáveis 2019: Redução das Desigualdades

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

20 minutos ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

1 hora ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

2 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

2 horas ago

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

3 horas ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

4 horas ago