Cidades

Primeiros socorros: Prefeitura de Boa Vista oferta treinamento aos servidores da maternidade

O Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU BV recebeu cerca de 20 servidores administrativos do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth nessa sexta-feira, 28, para um curso de primeiros socorros.

Eles receberam instrução quanto a manobras de desengasgo e ressuscitação cardiopulmonar, além de quando e como acionar o 192 com mais eficiência.

De acordo com o diretor do SAMU Boa Vista, Luciano Coutinho, muitos acionamentos são por pessoas que não têm entendimento básico. E por isso precisam ser instruídos a como passar corretamente as informações para a central.

Segundo ele, a capacidade de identificar uma ameaça à vida e comunicar isso de forma eficaz pode fazer a diferença no atendimento de uma situação grave.

“É muito esclarecedora a atuação do NEU no sentido de favorecer esse entendimento aos alunos e também desmistificar a questão da urgência e emergência momentânea. Com nossos cursos e capacitações, as pessoas têm mais segurança na hora do acionamento e, principalmente, elas conseguem prestar os primeiros socorros necessários”, explicou.

Referência para os componentes do SUS

O NEU atua na capacitação e formação continuada de profissionais de saúde em todo o estado. Sendo considerado uma referência em cursos de urgência e emergência para os componentes do SUS.

Para Coutinho, a atuação do Núcleo reforça o compromisso da Prefeitura. Bem como do próprio SAMU BV, quanto a qualidade do atendimento pelos profissionais que recebem os cursos. Isso independentemente de onde atuem.

“A gente replica os conhecimentos dos profissionais do SAMU Boa Vista no NEU, seja para a atenção básica, atenção especializada, unidades municipais da capital, do interior e também as unidades do Estado, na garantia de que essas pessoas saiam daqui aptas e seguras para agirem quando for preciso e colaborar com nosso trabalho”, contou.

Conhecimento nunca é demais

Entre os participantes do curso está Aniele Alencar, auxiliar de saúde na Direção de Ensino e Pesquisa da maternidade. Ao término da formação, ela contou que o conhecimento adquirido será útil para além do ambiente de trabalho. “Até então, eu não sabia como agir numa situação de primeiros socorros, mas com o curso, que é uma verdadeira prática, agora eu sei o que fazer”, disse.

A enfermeira Claudileia Leal, que também participou da formação, concordou que o curso preparou os servidores para a vida. “Os instrutores são bem-preparados. Não são apenas profissionais de saúde que devem ter esse conhecimento, porque fora do trabalho, no nosso dia a dia, a gente pode se deparar com algum acidente, até mesmo com nossos familiares”, pontuou.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Homem suspeito de assassinar indígena com golpes de faca é preso em Iracema

Homem ainda tentou matar um jovem de 15 anos e uma adolescente de 13, ambos…

8 horas ago

Anvisa alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança por e-mail

Mensagem fraudulenta tem como assunto 'Alerta de Débito Sanitário'

9 horas ago

Avião de pequeno porte desaparece durante voo em Roraima

Denúncia sobre o desaparecimento à FAB, ocorreu no último dia 31. Não há informações sobre…

10 horas ago

TJRR doa bicicletas, celulares e notebooks apreendidos para entidade que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social

Bens não reclamados, são provenientes de processos criminais. Iniciativa visa dar novo destino aos materiais…

11 horas ago

Vestibular da UERR: termina nesta terça-feira prazo para pagamento da taxa de inscrição

Quem ainda não quitou o boleto poderá ficar de fora do certame. Aplicação da prova…

11 horas ago

Adolescente é apreendido por furtar bicicleta no bairro Caimbé

Polícia ouviu o adolescente, na presença de um representante legal e o levou para a…

12 horas ago