Foto: divulgação/Eletrobras
A Eletrobras anunciou nesta quarta-feira, 22 que passa por um processo de rebranding – mudança de nome e identidade visual. Agora, vai se chamar Axia Energia.
A companhia é a maior empresa de energia renovável no Hemisfério Sul e responde por 17% da capacidade de geração nacional. E tendo, também, 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A agora Axia possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.
De acordo com comunicado divulgado pela empresa, Axia “vem do grego e significa ‘valor’, carrega a ideia de eixo – de conexão, articulação, assim como centralidade”.
A companhia ressalta que a alteração de marca não implica qualquer mudança nos compromissos contratuais, empresariais ou regulatórios.
Fundada em 1962, a empresa ficou sendo estatal até 2022, quando concluiu o processo de privatização, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em carta assinada pelo presidente da companhia, Ivan Monteiro, o executivo explica que a mudança “traduz um movimento profundo de transformação que a empresa viveu nos últimos três anos e também seus desafios de negócio”.
“Evoluímos nossa governança, ampliamos investimentos, fortalecemos nossa estrutura e nos reposicionamos para responder a um setor em transição, marcado por novas tecnologias, mudanças regulatórias e novos padrões de consumo”, diz.
Mesmo com a desestatização, o governo manteve participação acionária e no quadro de conselheiros da empresa.
Atualmente, o chamado Grupo Governo, detém 41,4% das ações totais da Axia e 14% das ações preferenciais (com poder de voto). Ele é composto por acionistas como a União, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), bem como Banco do Nordeste, BB Asset e Caixa Asset. Além dos fundos de previdência da Petrobras (Petros) e do Banco do Brasil (Previ),
Durante o processo de privatização, o governo permitiu que trabalhadores investissem parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em ações da Eletrobras. Negociando, portanto, na bolsa de valores com o código (ticker) ELET. A partir de 10 de novembro, os papéis receberão o ticker AXIA.
A Agência Brasil procurou o Ministério de Minas e Energia e aguarda posicionamento sobre a mudança de nome.
Na última quarta-feira, 15, a empresa vendeu toda a participação, ou seja, 68% do total de ações que tinha na Eletronuclear. A empresa é responsável pelo Complexo Nuclear de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. Tendo como comprador a Âmbar Energia, do Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
Fonte: Agência Brasil
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos