Cidades

Procon alerta para golpes por ligações e reforça cuidados contra fraudes

As ligações indesejadas têm se tornado um problema diário para milhares de brasileiros. Os transtornos vão desde a interrupção da rotina até o risco de exposição a golpes. Muitas dessas chamadas oferecem planos de celular, empréstimos ou então cobranças de dívidas inexistentes, causando insegurança e desconforto entre os consumidores.

Conforme dados da Anatel, só em janeiro e fevereiro de 2025 houve o registro de quase 24 bilhões de chamadas automáticas: um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2024. Isso representa mais de 23 mil ligações por segundo no país. Cerca de metade dessas chamadas estão classificadas como spam, muitas delas com o objetivo de enganar ou fraudar os consumidores.

De acordo com o assessor técnico do Procon da Assembleia Legislativa de Roraima, Ailton Filho, “a tecnologia veio para facilitar. Mas também tem sido usada de forma abusiva para explorar a fragilidade do consumidor e aplicar golpes”. O Procon orienta que, sempre que for solicitado qualquer dado pessoal por telefone, o consumidor deve redobrar a atenção. E, se possível, desligar e procurar atendimento oficial.

Como funciona

Essas ligações geralmente utilizam números com DDD semelhante ao da vítima e técnicas de “spoofing”, que falsificam a origem da chamada. O objetivo, na maioria das vezes, é obter dados bancários, senhas, documentos e outras informações sensíveis, colocando em risco a segurança e a privacidade das pessoas.

A estudante Jhully Kayne Rocha da Silva é uma das vítimas desse problema. “Tem sido um incômodo para mim e a gente não pode fazer nada. Antes as ligações eram apenas de São Paulo, mas depois vieram de números locais e não tinha como deixar de atender”, conta. Ela relata receber ofertas de planos, propostas de empréstimos e até ligações sobre dívidas desconhecidas.

O Procon também recomenda o cadastro do número de telefone no serviço “Não me Perturbe”, disponível online, que permite bloquear chamadas de telemarketing de operadoras de telecomunicações e instituições financeiras. Manter aplicativos de bloqueio de chamadas atualizados e evitar compartilhar dados pessoais por telefone tratam-se de medidas essenciais para evitar golpes.

Em caso de insistência, o consumidor pode formalizar uma reclamação junto ao Procon Assembleia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis ou de forma remota pelo número (95) 98401-9465 ou site: al.rr.leg.br/procon.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

8 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

13 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

14 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

15 horas ago